Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Paper: um instrumento pedagógico para prática acadêmica1

Helyab Magdiel Alves Lucena2 Sale Mário Gaudêncio3 Zairo José de Albuquerque e Silva4

RESUMO

Apresenta o paper como instrumento pedagógico para a prática acadêmica. Esta discussão é provocada, no sentido de haver certo desconhecimento por parte de acadêmicos para tal instrumento. Tem como objetivo basilar, contribuir para oprocesso ensino-aprendizagem, apresentando pistas metodológicas para produção de documentos com a característica de paper. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e eletrônica. Tem como público alvo os usuários do sistema Mater Christi de ensino, assim como seus mediadores do conhecimento. Apresenta o pensamento de estudiosos. Define estratégias de trabalho para trabalhar com o paper naacademia. Conclui apresentando uma solução viável para a produção de um documento com as características de paper.

Palavras – chave: Paper. Metodologia do trabalho científico. Redação científica. Prática acadêmica.

Mossoró – RN 2009
1

Documento produzido pelo Núcleo de Monografias da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – RN. 2 Licenciado em Letras pela UERN e Membro do Núcleo deMonografias da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – RN. 3 Bibliotecário-Documentalista pela UFRN (CRB-15/476). Coordenador da Biblioteca Acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – RN. 4 Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Filosofia – UECE, Professor e Coordenador do Núcleo de Monografias da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – RN.

2 1INTRODUÇÃO

Esta sistematização se dá em virtude de haver um singular público que desconhece a forma como o paper é concebido, caracterizado e qual sua função para academia. Tem como objetivo basilar, contribuir para o processo de ensinoaprendizagem, apresentando caminhos metodológicos para a produção de documentos com característica de paper. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica(textos científicos e as normas da ABNT, especialmente a norma de Resumo – NBR 6028, Artigo em publicação periódica científica impressa – NBR 6022, Referências – 6023, Citações em documentos – 10520 e Numeração progressiva das seções de um documento escrito – NBR 6024) e pesquisa eletrônica, tendo em seu universo a Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi e como público alvo alunos, funcionáriose docentes. A frente será mostrada uma série de opiniões a respeito da concepção e aplicação do Paper no meio acadêmico, assim como orientá-lo, metodologicamente, na produção de um paper.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Para Medeiros (2008), entende-se por paper uma síntese de pensamentos aplicados a um tema específico. Esta síntese deverá ser original e reconhecer a fonte do material utilizado. Emportuguês, a palavra corresponde a ensaio, mas este nome não encontrou acolhida entre os pesquisadores. Christiano Netto (s.d) retrata que paper é um pequeno artigo científico elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa para comunicações em congressos e reuniões científicas, sujeitos à sua aceitação por julgamento.

3 Para Andrade (1995, p. 68 apud MEDEIROS, 2008,p. 213), “paper é texto escrito para uma comunicação oral. Pode apresentar o resumo ou o conteúdo integral da comunicação e tem por objetivo sua publicação nas atas ou anais do evento em que foi apresentado”. Para Roth (1994, p. 02 apud MEDEIROS, 2008, p. 213), paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Caso o autor apenas tenha compilado informaçõessem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório. Para Medeiros (2008, p. 213), “o paper difere de um relatório, sobretudo porque se espera de quem o escreve uma avaliação ou interpretação de fatos ou das informações que forem recolhidas’. O paper é para Roth (1994, p. 03 apud MEDEIROS, 2008, p. 213): a) uma síntese de suas descobertas sobre um tema e...
tracking img