Laminectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O que é?
Laminectomia (retirada das lâminas): é uma cirurgia executada na porção inferior da coluna para aliviar a pressão numa ou mais raízes do nervo. O termo é derivado de lâmina (peça da proteção óssea do canal espinhal) e ectomia (excisão, remoção parcial ou total).
Tem como objetivo liberar a medula ou nervos de uma suposta compressão, que pode ser causada pela (hérnia dedisco), a hérnia de disco ocorre quando as fibras externas do disco (ânulo fibroso) são lesadas e o material gelatinoso interno do núcleo pulposo desloca-se do seu espaço normal, (bico de papagaio), ligamento ou outras estruturas.
E essa cirurgia é na maioria das vezes realizadas em pacientes mais idosos, devido ao fato de que essas compressões geralmente são devidas às alterações degenerativas dacoluna, que aparecem com o avançar da idade, como a artrose, (é a destruição progressiva dos tecidos que compõem as articulações, levando à instalação progressiva de dor, deformação e limitação dos movimentos).
É realizada uma remoção de uma certa quantidade de osso, ligamentos e qualquer outra estrutura que esteja comprimindo a medula, o nervo da coluna. Após essa cirurgia, a medula e nervos ficamlivres de qualquer compressão, diminuindo a dor, aumentando a capacidade de caminhar e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Tipos de Laminectomia:
1- Laminectomia Lombar
2- Laminectomia Descompresiva
3- Laminectomia Sacral
4- Laminectomia Cervical
DESENVOLVIMENTO
As doenças da coluna vertebral e medula espinhal podem ser divididas em traumáticas e não traumáticas, congênitas ouadquiridas, ou divididas por segmento anatômico envolvido (cervical ou lombar, por exemplo).
Nessa operação o cirurgião alcança a coluna lombar através de uma pequena incisão na região lombar. Depois que os músculos da coluna são afastados, uma parcela da lâmina será removida para expor as raízes comprimidas do nervo. Removendo a fonte da compressão do disco com hérnia, que pode ser um fragmento dodisco, um tumor, ou uma saliência áspera do osso chamada de dente ósseo, alivia-se a pressão e conseqüentemente desaparece a dor.
Os procedimentos cirúrgicos na coluna lombar são geralmente empregados após a falha do tratamento clínico para controle da dor ou quando o paciente já apresenta, no momento da consulta, alterações no exame neurológico compatível com compressões da medula ou raízesnervosas, confirmadas pelos exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Revisão da Anatomia e fisiologia
← O ESQUELETO HUMANO É FORMADO POR INÚMEROS OSSOS.
FUNÇÃO:
-SER ESTRUTURA DE SUSTENTAÇÃO;
-PROTEGER ALGUNS ÓGÃOS: Ex: ossos do crânio protegem o Cérebro
-SER PONTO DE APOIO PARA OS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS PARA SE INSERIREM.
-PARTICIPAR NA FORMAÇÃO DOSANGUE.
A Coluna vertebral é formada por 33 vértebras, entre cada uma delas existe o disco intervertebral que é formado por tecido cartilaginoso.
Coluna Lombar: Os médicos utilizam um código para nomear cada uma das 24 vértebras da coluna vertebral. A região lombar começa na parte inferior da coluna vertebral, exatamente abaixo das regiões torácica e cervical e logo acima do sacro. As vértebraslombares, L1 a L5, são as mais envolvidas com dores nas costas porque sustentam a maior parte do peso do corpo e estão sujeitas aos maiores esforços e tensões da coluna vertebral.
[pic] [pic]

Todos os ossos estão interligados por articulações, permite grande mobilidade, pois são:
▪ CARTILAGEM ARTICULAR: reveste as extremidades de dois ossos vizinhos
▪ CÁPSULA ARTICULAR: prende-seacima da cartilagem impedindo o deslocamento articular
▪ SINÓVIA OU LÍQUIDO SINOVIAL: permite o deslizamento das superfícies cartilaginosas articulares
• Motor (eferentes) nervos transporta a informação do cérebro para o corpo. Isso permite que o cérebro envie comandos aos vários órgãos do corpo.
Por exemplo, esses comandos são enviados para os músculos causando a sua contração e...
tracking img