Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO EROSIVO COMO AGENTE FORMADOR DA PAISAGEM

Tiago Moneretto

Prof. Josiane Zaleski
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Geografia (GED0052) – Prática do Módulo IV
11/05/11

1 RESUMO

A erosão é um processo geológico natural que pode ser encontrado nos mais diversificados ambientes e pode ser causado por vários fatores e também acelerado poração antrópica. Porém, apesar de ser um processo natural, pode ter consequências muito severas para o meio ambiente, ocasionando inclusive problemas sócio-econômicos, como a perda de solos férteis e o assoreamento de cursos de água. Desta maneira, percebe-se a importância de tentar combater e minimizar os efeitos do processo erosivo.

Palavras-chave: Erosão. Degradação Ambiental. Conservação doSolo.

1 INTRODUÇÃO

O fenômeno de erosão vem trazendo através da degradação dos solos e, das águas, uma sobrecarga à sociedade, pois além de danos ambientais irreversíveis, provoca prejuízos econômicos e sociais, diminuindo a produtividade agrícola, e a produção de energia elétrica e do volume de água para abastecimento urbano, além de uma série de transtornos aos demais setores produtivosda economia.
A quebra do equilíbrio natural entre o solo e o ambiente, muitas vezes promovida e/ou acelerada pelo homem, expõe o solo a formas menos perceptíveis de erosão, problemas como estes quando não corrigidos ou controlados, além de inutilizar áreas aptas à agricultura, ameaçam obras viárias, áreas urbanas, o assoreamento de rios, lagos e reservatórios, comprometendo, porexemplo, o abastecimento das cidades, projetos de irrigação e até a geração de energia elétrica.
Observa-se, portanto, que identificar de áreas cujos solos sejam suscetíveis a esse tipo de erosão, sobretudo, em regiões onde não existem planos de conservação, a real interferência do homem para o acontecimento da erosão, expor as conseqüências dos processos erosivos, apresentar maneiras deconter e evitar a erosão,bem como seu estudo e dos fatores e processos que possam agravar este fenômeno, são de extrema importância para a obtenção de controle do mesmo.

2 PROCESSO EROSIVO

Erosão dos solos refere-se à retirada ou transporte de solo em determinada área, quando falamos de seus condicionantes,falamos dos vetores que condicionam esses processos.

3 TIPOS DE EROSÃO

3.1EROSÃO HÍDRICA

A erosão pela água, mais conhecida como erosão hídrica condiciona alguns dos principais tipos de processos erosivos, afinal, a água é o maior agente erosivo externo existente.

1. 1 Erosão Pluvial

Provocado pelas águas das chuvas escorrendo sobre a superfície do solo formando as enxurradas, ou infiltrando-se no terreno.
As gotículas de chuva, ao caírem emum barranco ou em qualquer outro terreno, provocam o salpicamento das partículas, tendo assim o que se chama de “ação mecânica das gotas da chuva”, e é esta que provoca o arrancamento e o deslocamento de partículas. O escoamento pluvial acontece quando a quantidade de chuva caída em uma determinada área é maior que o poder de infiltração, dessa maneira forma as enxurradas, além disso, asenxurradas arrancam plantas e fazem desmoronar barrancos.
A ação da água que se infiltra no solo e que corre na superfície pode, também, provocar desmoronamentos, formando grandes buracos conhecidos como voçorocas. As voçorocas são comuns em terrenos arenosos e desmatados, podem atingir centenas de metros de comprimento e trinta ou mais metros de profundidade.
A erosão pluvial é um dosprincipais fatores que contribui para a diminuição da produtividade e sustentabilidade dos solos agrícolas, podendo acarretar sua degradação.
A erosão pluvial do solo é o resultado da interação entre diversos fatores, como o potencial erosivo da chuva, a suscetibilidade do solo à erosão, o comprimento do declive, a declividade do terreno, o manejo de solo, de culturas e de restos culturais e...
tracking img