Industria petroquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Indústria Petroquímica

Origem

A indústria petroquímica brasileira originou-se no governo militar, mais precisamente na década de 1970, quando foram construídos no país o Pólo Petroquímico de São Paulo em 1972, posteriormente o Pólo de Camaçari (BA) em 1978 e logo em seguida, já na década de 80, foi construído o Pólo de Triunfo (RS) em 1982.

Histórico

A primeira fase da consolidaçãodeste setor foi marcada pelo sistema “tripartite” (partido em três partes) que se consolidou efetivamente na central de matérias-primas Copene. Neste sistema cada empresa teria 1/3 do capital em mãos da iniciativa privada nacional, 1/3 com a estatal Petroquisa e 1/3 com uma empresa privada estrangeira, que normalmente tinha o know-how tecnológico.

Etapas do desenvolvimento petroquímico

Asprincipais etapas da indústria petroquímica podem ser classificadas em três grandes grupos detalhados a seguir:

1) Craqueamento: Fabricação de materiais de base ou produtos de primeira geração. Apartir do petróleo e do gás natural obtém-se diversos produtos básicos que são a base da petroquímica, sendo os mais importantes as oleofinas e os aromáticos.

2) Processamento: Introdução de átomos dedeterminados compostos (oxigênio, nitrogênio e enxofre) nos produtos básicos para obter produtos de segunda geração, chamados também de produtos intermediários.

3) Transforma em produto final: Elaboração de produtos de consumo resultantes da conjugação dos produtos básicos e intermediários. A grande diversidade é surpreendente e sua variedade é quase infinita e alcança produtos de consumohabituais como fibras, borrachas, plásticos, adubos, perfumes, explosivos, isolantes, alimentos, etc.



Matérias – Primas base

A principal matéria-prima usada no setor petroquímico é a nafta. A nafta é matéria básica para uma série de produtos, que são chamados de petroquímicos, exatamente porque feitos a partir da nafta (ou de gás natural) e, consequentemente do petróleo.

a) a partir do gásnatural se produz o gás de síntese que permite a produção em grande escala do hidrogênio, fazendo possível a produção posterior de amônia pela reação deste com nitrogênio e metanol.

b) a partir do etileno se produz uma grande quantidade de derivados como diferentes classes de polietileno, cloreto de vinil, compostos clorados, óxidos de etileno, monômeros de estireno entre outros os quais sãoutilizados na indústria de plásticos, recobrimentos, moldes, etc.;

c) do propileno são obtidos compostos como álcool isopropílico, polipropileno e acrilonitrila, os quais têm uma grande aplicação na indústria de solventes, pinturas e fibras sintéticas;

d) por desidrogenação de butenos ou como sub-produto do processo de fabricação de etileno, obtém-se o 1,3-butadieno, matéria-prima fundamentalna indústria dos elastômeros;

e) uma cadeia fundamental da indústria petroquímica baseia-se nos aromáticos (benzeno, tolueno e xilenos). O benzeno é a base da produção do ciclohexano e da indústria de náilon, assim como do iso-propilbenzeno que é utilizado na produção industrial de acetona e etanol. Os xilenos são o início de diversas cadeias petroquímicas, principalmente de fibras sintéticas.Contaminações e danos ao meio ambiente

Emissões gasosas

São produtos da fuga dos gases das bombas, válvulas, tanques de armazenamento, operações de carga e descarga e tratamento de efluentes.
A grande maioria dos compostos liberados no ar são tóxicos (etileno ou propileno) ou cancerígenos (benzeno, 1,2-dicloroetano, butadieno e o cloreto de vinil).
Caldeiras, queimadores, processo detroca de calor e regeneradores catalíticos, liberam emissões de material particulado, são eles: monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e de enxofre.
Existe também uma liberação fugaz dos compostos orgânicos voláteis (COVs): acetaldeído, acetono, benzeno, tolueno, triclorotolueno e xileno. Que trata-se de Um dos grupos mais poluentes do ar e da água.
A emissão destes poluentes uma vez não...
tracking img