Relatorio de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 92 (22963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório & Contas ‘08

E n s u l M E c i G E s TÃ O D E P R O J E c TO s D E E n G E n H A R i A

Índice
00 Declaração do Presidente do Conselho de Administração 01 Organograma 02 Órgãos Sociais 03 Direcções e Órgãos de Staff da Administração 04 Relatório de Gestão 4.1 Introdução 4.2 Indicadores Gerais 4.3 Enquadramento Macroeconómico 4.4 Actividade 4.5 Participadas 4.6 Análise EconómicaeFinanceira 4.7 Perspectivas futuras 4.8 Propostas de Aplicação de Resultados 05 Anexo ao Relatório de Gestão 06 Certificação Legal das Contas 07 Relatório e Parecer do Fiscal Único 08 Demonstrações Financeiras 8.1 Balanço 8.2 Demonstração de Resultados por Natureza 8.3 Demonstração de Resultados por Função 8.4 Demonstração dos Fluxos de Caixa 09 Anexo às Demonstrações Financeiras 9.1 Anexo aoBalanço e à Demonstração de Resultados 9.2 Anexo à Demonstração dos Fluxos de Caixa 3 5 7 9 11 12 12 13 16 36 55 66 69 70 72 75 77 78 79 80 81 82 83 99

00
declaração do presidente do conselho de administração
A n t e s d e i m p r i m i r e s t e d o c u m e n t o , p o r fA v o r co n f i r m e q u e é v e r dA d e i r A m e n t e n e c e s s á r i o. O MeiO AMbiente é de tOdOs.

00declar aç ão do presidente do conselho de administr aç ão

Carlos Francisco Diniz da Costa Presidente do Conselho de Administração

O ano de 2008, marcou o início de actividade da ENSUL MECI GESTÃO DE PROJECTOS DE ENGENHARIA, S.A., fruto da concretização de um processo, devidamente ponderado e preparado, de fusão por integração da ENSUL, S.A. na empresa MECI, S.A., o que acarretou uma alteraçãoprofunda, tanto na dimensão, como na estrutura económica e financeira da Empresa. Este novo enquadramento permitiu que a actividade da ENSUL MECI se desenvolvesse de uma forma significativa e registasse uma evolução particularmente relevante, com uma participação directa em projectos de especial importância e responsabilidade, quer pelo seu valor e natureza, quer por corporizarem algumas das grandesprioridades definidas pelo poder político no domínio das infraestruturas de que o País mais necessita, em sectores tão essenciais como os da energia, da construção ou das comunicações. O balanço deste primeiro ano é francamente positivo e confirma o acerto das estratégicas que, internamente, fomos delineando e implementando. A ENSUL MECI cresceu de forma sustentada, modernizou-se, robusteceucompetências, diversificou áreas e actividades, concretizou parcerias tecnológicas estratégicas, dando continuidade a um percurso consistente, iniciado há já muitos anos.

Revemo-nos no passado, orgulhamo-nos do presente, mas, acima de tudo, confiamos e acreditamos no futuro. Encaramos os tempos que se avizinham com plena consciência das dificuldades que se perspectivam, como consequência de umcontexto global reconhecidamente desfavorável Mas, também, com um enorme manancial de confiança, que advém da certeza de que poderemos continuar a contar, como sempre contámos, com as pessoas, com a competência, dedicação, empenhamento e entusiasmo inexcedíveis dos nossos colaboradores, grandes obreiros de todos os êxitos alcançados. E que, com espírito de missão e de grupo e em coesão solidária,saberão encontrar na exigência e complexidade dos desafios a enfrentar, motivações reforçadas para aproveitar as novas oportunidades, atingir as metas definidas, superar os objectivos traçados, possibilitando, desta forma, que a empresa continue a trilhar o caminho da afirmação, do reconhecimento, do desenvolvimento e do sucesso.

R E l AT ó R i O D E c O n TA s ’0 8 E n s u l M E c i

4

01organograma
A n t e s d e i m p r i m i r e s t e d o c u m e n t o , p o r fA v o r co n f i r m e q u e é v e r dA d e i r A m e n t e n e c e s s á r i o. O MeiO AMbiente é de tOdOs.

01

organograma

AssembleiA GerAl de AccionistAs

ÓrGão fiscAl

conselho de AdministrAção

direcções técnico-comerciAis
comunic ações e s i s t e m a s DTC- C S electricidade e u r b a n i z a ç õ e...
tracking img