Paper letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LETRAMENTO: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA EM UMA SOCIEDADE LETRADA

Processos de Alfabetização
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia

RESUMO

A aquisição da escrita e da leitura somente faz sentido num contexto de uso real tanto na escola como fora dela; aquisição da escrita como sistema de representação envolve tanto o conhecimento que oaluno já tem sobre este objeto ao chegar à escola, quanto a intervenção do adulto alfabetizado, na maneira de como vive e conduz este processo; a maior ou menor eficiência no uso da leitura e da escrita como ferramenta na organização do pensamento depende das experiências positivas e negativas de leitura e escrita vivenciadas pela criança no âmbito escolar (principalmente)e fora dele; letramento foiutilizado peça primeira vez em 1986, como resultado da tradução do termo literacy (em inglês); letramento é o processo de apropriação das práticas sócias da leitura e da escrita acrescido do envolvimento com as praticas sociais da leitura e da escrita; a alfabetização não procede o letramento, os dois processos são simultâneos; em alfabetização esta compreendido o conceito de letramento; ouvice-versa, desde que por alfabetização se entenda muito mais que a aprendizagem grafo-fônica; ler sem saber ler e formar um texto sem saber escrever consistem em um nível do letramento; a dimensão oral; letramento é o estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas sociais de leitura e de escrita.

Palavras-chave: alfabetização

1-INTRODUÇÃO

A partir da ressignificaçãodo conceito de alfabetização surge um fenômeno que vai além do domínio do código escrito, denominado “letramento”. Foi na segunda metade dos anos 80 que a palavra letramento chegou ao vocabulário da Educação e das ciências linguísticas. Portanto, as discussões sobre o significado de letramento e seu espaço na educação são bastante recentes. O surgimento pode ser interpretado como decorrência danecessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sócias na área da leitura e da escrita e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico.

2-O QUE É LETRAMENTO

Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Magda Becker Soares, professora titular daFaculdade de Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e doutora da educação explica que ao olharmos para as ultimas décadas, poderemos observar que o termo alfabetização, sempre entendido de uma forma restrita como aprendizagem do sistema da escrita, foi ampliado. Já na basta aprender a ler e escrever, é necessário mais que isso para ir além da alfabetização funcional (denominaçãodada às pessoas que foram alfabetizadas, mas não sabem fazer uso da leitura e da escrita).

O sentido ampliado da alfabetização, o letramento, de acordo com Magda, designa práticas de leitura escrita. A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. Além disso, o aluno precisa saber fazer uso eenvolver-se nas atividades de leitura e escrita. Ou seja, para entrar nesse universo do letramento, ele precisa apropriar-se do hábito de buscar um jornal para ler, de frequentar revistarias, livrarias, e com esse convívio efetivo com a leitura, apropriar-se do sistema de escrita.

Afinal, a professora defende que, para a adaptação adequada ao ato de ler e escrever, e “preciso compreender, inserir-se,avaliar, apreciar a escrita e a leitura”. O letramento compreende tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização quanto esse aspecto de convívio e hábito de utilização da leitura e da escrita.

A educadora argumenta que a criança precisa ser alfabetizada convivendo com material escrito com qualidade. “Assim, ela se alfabetiza sendo, ao mesmo tempo, letrada. É possível alfabetizar...
tracking img