Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pierre Bourdieu foi um autor polêmico, mas incontestávelmente um dos mais competentes que o século 20 conheceu. Suia obra, aém de muito vasta se compõe de estudos e temas estudados em grandesdetalhes e com muita profundidade. Vive na França entre 1930-2001, tendo escrito 58 livros, mais de 450 artigos e um grande número de escritos ainda não publicados.
Do ponto de vista da sua teoriasociológica, é correto afirmar que Bourdieu eé o único autor que rompe com a influência dos chamados "três clássicos" (Weber, Marx e Durkheim) . Toda a sua teoria sociológica está apoiada na idéia de que nem oindivíduo nem a estrutura social se tomados isoladamente são suficientes para explicar a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem.
Para a compreensão destes fenômenos sua longa linha de estudos epesquisa desenvolve alguns conceitos-chave, os quais auxiliam em muito a compreensão de seus resultados de pesquisa:
a) Habitus: o habitus consiste em uma matriz geradora de comportamentos, visões demundo e sistemas de classificação da realidade que se incorpora aos indivíduos (ao mesmo tempo que se desenvolve nestes), seja no nível das práticas, seja no nível da postura corporal (hexis) destesmesmos indivíduos. Deste modo, o habitus é apreendido e gerado na sociedade e incorporado nos individuos. O habitus é um grande organizador de nossos hábitos, é o que dá sentido às nossas ações quandoestamos em sociedade.
b) Campo: O conceito de campo complementa o de habitus, pois para Bourdieu (2001) o campo consiste no espaço em que ocorrem as relações entre os indivíduos, grupos e estruturassociais, espaço este sempre dinâmico e com uma dinâmica que obedece a leis próprias, animada sempre pelas disputas ocorridas em seu interior, e cujo móvel é invariavelmente o interesse em serbem-sucedido nas relações estabelecidas entre os seus componentes (seja no nível dos agentes, seja no nível das estruturas). Em termos grosseiros, o Campo é o local em que as coisas acontecem em sociedade....
tracking img