Controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Orientação do controle’
Segundo Filipi Sobral dentro do controle existem três tipos de abordagens com relação à orientação dos sistemas de controle organizacional: o controle de mercado, o controleburocrático e o controle de clã. Nessa tipologia, o controle é entendido como o elemento que assegura a cooperação entre indivíduos sujos interesses divergem. Para que tal cooperação ocorra, osadministradores podem utilizar uma combinação dentre três abordagens afim de projetar sistemas de controle adequados as suas organizações.
Para compreendermos melhor a função de cada controle:
Controlede mercado: Esse controle se baseia na utilização de critérios e mecanismos de mercado. Tais como os preços, a participação de mercados e os lucros, para avaliar e controlar as atividades e osresultados da organização. Este tipo de controle é diretamente utilizados em organizações que possuem uma definição clara no mercado de trabalho ou seja elas atuam em grandes níveis de competitividades emrelação com as outras empresas.
Controle burocrático: é a junção de regras, normas, padrões, politica, procedimentos e orçamentos. Essas características da burocracia que controlam e avaliam osfuncionários, desempenham um papel no qual incentivam os colaboradores a se comportarem de forma adequada para no mercado alcançarem os padrões desejados de desempenho.
Controle de clã: Esse tipo de controleé assegurado pelo compartilhamento de valores, normas, crenças, rituais, tradições, expectativas e outros aspectos relevantes da cultura organizacional.
Controle por nível hierárquico da organizaçãoO controle é um conceito que pode ser aplicado a deferentes níveis organizacionais.
Controle estratégico que procura monitorar o desempenho da organização com um todo.
O controle tático querefere-se ao uso de mecanismos de controle especializados em um subsistemas da organização tais com divisões ou áreas funcionais: marketing, finanças, produção, recursos humanos, entre outras.
Controle...
tracking img