Papel do pedagogo na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO PEDAGOGO NA ESCOLA
O curso de Pedagogia destina-se a formar profissionais qualificados para atuarem em vários campos educativos, para atender demandas socioeducativas (de tipo formal, não-formal e informal) decorrentes de novas realidades, tais como novas tecnologias, novos atores sociais, ampliação do lazer, mudanças nos ritmos de vida, sofisticação dos meios de comunicação, etc...Portanto, a questão central da Pedagogia é a formação humana mediante a qual os indivíduos adquirem aquelas características humanas necessárias para a vida em sociedade, considerando uma realidade sempre em mudança. Mas trata-se da formação humana de sujeitos concretos, com suas condições físicas, emocionais, intelectuais, sociais, culturais, vivendo num determinado contexto sócio-cultural.
Paraisso a necessidade da Educação, que é intervir na capacidade de ser e de agir das pessoas. Para isso, são providas as mediações culturais, isto é, as ferramentas simbólicas e materiais, mediante um processo de comunicação. No processo de análise a escola é reconhecida, desde a sua invenção, como espaço privilegiado de reprodução do status quo, reforçando, desse modo, as desigualdades sociais.Porém, contraditoriamente, ela pode constituir-se, também, em espaço de transformação e emancipação do homem a partir de um processo de construção coletiva do projeto político pedagógico, que é um projeto de escola e, conseqüentemente, de sociedade.
Dessa forma para que isso aconteça, procura-se mobilizar os profissionais para atuar na busca desses propósitos e entre esses profissionais encontra-seo pedagogo, considerado o articulador, interlocutor e mediador do processo ensino e aprendizagem. Entretanto, o papel do pedagogo no ambiente escolar tem sido polemizado, pois existem muitos equívocos em relação às suas atribuições, há um deslocamento do foco de seu trabalho, descaracterizando sua função e secundarizando o sentido do pedagógico.
Desse modo, muitas vezes, é compreendido comoburocrata, disciplinador de alunos, fiscalizador de professores e/ou profissional multitarefa. Estes determinantes e condicionantes têm merecido significativa atenção por parte das políticas públicas que objetivam a transformação social voltada para os princípios básicos da democracia e, por conseguinte, para a superação das desigualdades sociais. O pedagogo tem como desafio constituir sua identidadeprofissional como intelectual e cientista da educação, ou seja, um profissional comprometido com a maioria da população dos trabalhadores, com a promoção do acesso à educação, propõe estratégias e alternativas para a melhoria do processo ensino e aprendizagem, e segundo Saviani:
"Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois, aquele quedomina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. (...) A palavra pedagogia traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar”
Nessa perspectiva,considerar a dimensão histórica da formação do pedagogo, especialista em Pedagogia, constitui condição necessária para compreender e justificar sua presença nos espaços escolares. Rever o que está instituído implica em analisar as concepções postas que dificultam as inovações necessárias ao bom desempenho de sua função.
Ao refletir sobre a especificidade e natureza de seu trabalho é possível traçar umpanorama, mesmo que breve, diante da complexa realidade social e educacional onde o mesmo se encontra. Isso se deve à crescente discussão sobre se é necessário, ou não, haver um curso de Pedagogia que forme o pedagogo stricto sensu, ou seja, o profissional que investiga, que planeja, que discute as implicações sociais, políticas, psicológicas e culturais do ensino, que compreende as peculiaridades...
tracking img