O papel do pedagogo na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 92 (22778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O momento atual impõe ao profissional de educação desenvolver habilidades que possibilitem uma melhor adaptação às novas culturas e aos novos padrões de conduta social. Além disso, o acelerado processo de globalização em que se encontra o país insere o homem em um ambiente de alta competitividade e seletividade. Nesse contexto, a teoria e a prática em sala proporcionam aaprendizagem dos educandos.

O que se deve considerar é que o ato de ensinar e de aprender é uma constante troca, onde se torna imprescindível que o professor seja, acima de tudo, um educador que enfrente desafios e possa encarar os problemas presentes na sua formação e, assim, compreender que o conhecimento se processa através de valores que embasam e justificam a aprendizagem, nas relações interpessoaisdos sujeitos envolvidos no processo e que o vivenciam em sala de aula.

Desse modo, a reflexão sobre a importância e o papel do professor e do seu relacionamento com os educandos, vai bem mais além, pois, estamos diante de constantes mudanças, onde o "novo" sempre traz expectativas que muitas vezes são obscuras, preocupam e deixam os profissionais perdidos. Do mesmo modo, possibilita queatentemos para os limites que envolvem os sujeitos distintos dentro de sala de aula, onde o aluno espera concretizar expectativas de aprendizagem e reciprocidade de carinho e compreensão. O objetivo de enfrentar esse grande desafio, também inclui em vencermos os nossos medos, que não são poucos, a fim de contribuirmos para um futuro melhor, onde devemos romper com antigos conceitos, através de critica,criatividade, afetividade e diálogo, para a construção de novas formas no presente, com vistas ao futuro.

Nesse contexto, nosso ponto de partida foi à preocupação com uma questão que nos parece extremamente relevante no bojo de uma sociedade contemporaneamente mutante e globalizada: a relação aqui trabalhada entre os sujeitos pertencentes ao processo ensino-aprendizagem, como seres pensantes,reflexivos, críticos e responsáveis para acompanhar o processo de transformação que vem ocorrendo na sociedade, onde as mudanças sociais e culturais exigem desses seres decisões inteligentes participação e intervenção na vida social.

Não obstante, cada profissional deve ter claramente definido o seu papel nesse contexto social, onde esta relação aqui considerada passa a ser alvo de pesquisas, nabusca do diálogo, do livre debate de idéias, da interação social e da diminuição da importância do trabalho individualizado

A interação teoria e prática ultrapassam os limites profissionais, escolares, do ano letivo e de semestres. É, na verdade, uma relação que deixa marcas, em que o educador deve sempre buscar a afetividade e o diálogo como forma de construção do espaço escolar, trazendo àtona algumas questões que dêem direcionamento ao processo em questão.

Objetivamente, busca-se desvelar o âmago da relação teoria e pratica diante dos problemas educacionais, buscando com isso lançar uma reflexão acerca do processo de construção do conhecimento. Especificamente, a intenção é de identificar os fatores que dificultam a aquisição da aprendizagem. Teoria e pratica x eficácia doprofessor proporciona ao aluno, compreender como uma boa relação entre estes atores contribui para o processo de ensino-aprendizagem e, ao final, propor alternativas que possam contribuir para a melhoria do relacionamento aqui trabalhado, numa perspectiva de aprendizagem significativa e satisfatória.

Ser professor não constitui uma tarefa simples, ao contrário, é uma tarefa que requer amor ehabilidade. Como bem destaca RODRIGUES (1997), o educador não é simplesmente aquele que transmite um tipo de saber para seus alunos, como um simples repassador de conhecimentos. O papel do educador é bem mais amplo, ultrapassando esta mera transmissão de conhecimentos. Pois a atitude do mestre implica também em deixar de agir em certas circunstâncias. A idéia de que a vida e todas as coisas vão por si...
tracking img