Pap - prova de aptidao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto da Prova de Aptidão Profissional


Criação de uma Escola de Dança






























Nome: Andreia Liliana Freitas Fernandes
Nº 30262
Curso: Técnico de Gestão
Ciclo de Formação: 2010/2013INTRODUÇÃO
A Prova de Aptidão Profissional consiste na conceção, execução e defesa por parte do aluno, de um projeto, visando o desempenho profissional em entidades do setor relacionado com o curso frequentado.
Nessa sequência, no início do ano letivo 2012/2013 foi-nos proposta a realização da Prova de Aptidão Profissional. O tema que pretendo desenvolver é a “Criação de umaEscola de Dança”.
Para a realização da Prova de Aptidão Profissional pretendo pesquisar, consultar livros relacionados com a gestão e criação de empresas, analisar dados estatísticos sobre o tema em questão e entrevistar diversas pessoas relacionadas com a atividade.
A escolha deste tema prende-se pela sua atualidade, e pela curiosidade em conhecer o processo de criação e ofuncionamento de uma escola de dança. Além disso, é uma área que eu aprecio particularmente, porque frequentei uma escola de dança durante vários anos, contribuindo para enriquecer os meus conhecimentos nesta matéria.
Para a realização da Prova de Aptidão Profissional, pretendo desenvolver os seguintes objetivos:
← Apresentar a escola, localização, missão e objetivos;
← Descrever oprocesso de constituição formal da empresa;
← Elaborar o estudo de mercado;
← Realizar a análise SWOT;
← Explicar a organização e o funcionamento da empresa;
← Apresentar as diferentes modalidades da dança;
← Explicitar a atividade da empresa: horários, faixa etária, preços, cursos e workshops;
← Expor o plano de investimento;
← Apresentaro plano de financiamento;
← Abordar os incentivos à criação do próprio emprego;
← Elaborar uma reflexão crítica;
← Simular a constituição de uma escola de dança;
← Promover, no âmbito da prova prática, uma aula de dança num espaço público da cidade, destinada aos alunos da ETAP desta unidade de formação.
Para a realização da Prova de AptidãoProfissional, pretendo desenvolver todos os objetivos mencionados, com vista a uma melhor compreensão acerca do conteúdo que irá ser tratado em cada um deles.


“Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança, mas a paixão que vai na alma de quem a dança.”
(Augusto Branco)



















DESENVOLVIMENTO
A dança é muito mais do que a simples execução de passos, nãose limita à beleza plástica e nem se define pela simples integração do corpo com a música.
Dançar é ver a vida como uma possibilidade, como desafio e como uma grande paixão.
A dança só é completa, quando inserida num contexto maior de participação, de comunidade e de troca de vida.
Cada vez mais, a dança vem sendo incluída nos currículos escolares ou extraescolares da segundainfância. As crianças e jovens têm a possibilidade de aprender, pelas experiências do próprio corpo, a agirem livremente no espaço em que vivem, interagirem com as pessoas que as cercam, além de expressarem sentimentos e pensamentos através de formas diferentes de comunicação corporal.
A dança não se limita a uma ação puramente pedagógica, mas também psicológica, pois entre outros fins, buscanormalizar ou melhorar o comportamento da criança ou jovem. Nessa medida, a dança é um instrumento que estimula a espontaneidade e a criatividade.
As atividades lúcidas em dança proporcionam diversos benefícios, no que se refere aos aspetos físicos, emocionais, sociais e intelectuais. As crianças e jovens são despertados para os valores culturais e artísticos, aprendem a importância do cuidado...
tracking img