Diurese aquosa no homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE BIOFISICA E FISIOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA PARA ENFERMAGEM
PROFª.: WALDILLENY MOURA

DIURESE AQUOSA NO HOMEM


TERESINA – PI
OUTUBRO/2012
RESUMO
Realizou-se a prática com o objetivo de estudar a função renal e a diurese aquosa no homem, bem como o mecanismo de regulação da pressão osmótica dolíquido extracelular (LEC), observando-se o volume, fluxo urinário, densidade e o PH. Os alunos que serviram de cobaias à prática inicialmente procederam a pesagem corporal. Em seguida organizaram-se quatro equipes, as quais determinaram os respectivos procedimentos:
A- Ingerir água
B- Ingerir água e fazer exercício
C- Sem ingerir água e sem fazer exercício
D- Sem ingerir água e fazerexercício
Foram determinados e observados ao final da prática o volume total médio ingerido de água e o volume total médio urinado (ml). Verificou-se ainda a coloração das urinas coletadas.

INTRODUÇÃO
Composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, o sistema renal desempenha múltiplas funções, dentre elas: Excreção de produtos de degradação do metabolismo e de substânciasquímicas estranhas; regulação do equilíbrio de hidroeletrolítico; regulação da osmolaridade e das concentrações de eletrólitos dos líquidos corporais; regulação do equilíbrio ácido-básico; regulação da pressão arterial; secreção, metabolismo e excreção de hormônios e gliconeogênse (GUYTON, 2006).
Tem como unidade funcional, o néfron e as principais estruturas destes são as arteríolas aferentes, asquais levam sangue não-filtrado à cápsula de Bowman; eferentes, que carregam o sangue filtrado de volta à circulação; capilares glomerulares e a Cápsula de Bowman.
O principal órgão deste sistema é o rim, que tem aproximadamente 150 gramas, possui um hilo em que passam artéria e veia renais, os vasos linfáticos, o suprimento nervoso e o ureter.

DIURESE AQUOSA NO HOMEM
1. Construção degráficos.
A) Contruir gráfico relativo ao fluxo urinário (V) ao longo do TE:
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização desta prática utilizou-se urina das cobaias, Becker, proveta graduada e tubos de ensaio. Coletou-se a urina de dois membros do grupo e calculou-se a média de urina obtida. Repetiu-se tal procedimento três vezes em intervalos de trinta minutos.
Gráfico 1. Fluxo urinário (V), grupo C.FONTE: laboratório de fisiologia - UFPI, alunas de enfermagem, 2012.1, Teresina (PI)

FONTE: laboratório de fisiologia - UFPI, alunas de enfermagem, 2012.1, Teresina (PI)

DISCUSSÃO
Com a realização do experimento, notou-se a diminuição progressiva do volume de urina secretada e aumento de sua concentração. Tal fato se explica, principalmente, pela ação do hormônio antidiurético, quedevido ao aumento da osmolaridade dos líquidos corporais, ocorrerá o estímulo para a hipófise posterior secretar maior quantidade de ADH. Isto fez com que aumentasse a permeabilidade dos túbulos distais e túbulos coletores de água, permitindo a reabsorção de grande volume de água e diminuição do volume de urina.

DISCUSSÃO 2 (grupo A)
Pelo fato de o grupo A apenas ingerir água, sem praticarexercício, houve a diminuição da osmolaridade. Isso fez com que a secreção de ADH seja reduzida, diminuindo também a permeabilidade dos túbulos distal e coletores de água, com conseqüente excreção de grande quantidade de urina diluída. Pelo fato de não haver uma necessidade de grande absorção, pela ausência de exercícios físicos.
DISCUSSÃO 3 (grupo B)
Houve um aumento na quantidade do VU, também pelofato de que a ingestão de água, fez com que houvesse uma diminuição na osmolaridade. Pelo mesmo mecanismo do grupo A, com a diferença que havia a prática de exercícios físicos(maior perda de água também pela evaporação) no grupo B, fazendo com que o VU, deste seja menor que o do grupo A.
DISCUSSÃO 4 (grupo D)
Pelo fato de não ter havido ingestão de água e realização de exercícios físicos, o...
tracking img