Tipoisto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[Escrever texto] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA POETA JOAQUIM SERRA

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO
PROFISSIONAL

Capítulo I
Enquadramento, âmbito e objectivos da PAP
ART.º 1 Enquadramento legal

A Portaria n.º 550-C/2004, de 21 de Maio, em conjugação com o Despacho n.º 14758/2004, de 23 de Julho, estabelece, no seu ponto 1 do artigo 22.º, que “A PAP reger-se-á em todas asmatérias não previstas no presente diploma, ou noutra regulamentação a observar pela escola, por regulamento específico aprovado pelos órgãos competentes da escola, como parte integrante do respectivo regulamento interno».

ART.º 2 Âmbito
1. A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projecto, consubstanciado num produto, material ou intelectual,numa intervenção ou numa actuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respectivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do jovem. 2. A Prova de Aptidão Profissional, designada abreviadamente por PAP, faz parte integrante da avaliação do aluno. 3. Tendoem conta a natureza do projecto, poderá o mesmo ser desenvolvido em equipa, desde que seja possível identificar claramente os percursos perfeitamente individualizados que a constituem. 4. O projecto a que se refere o número anterior centra-se em temas e problemas perspectivados e desenvolvidos pelo aluno/ formando, em estreita ligação com os contextos de trabalho, e realiza-se sob orientação eacompanhamento de um ou mais professores.

ART.º 3 Objectivos
1. A realização da PAP visa proporcionar a experiência de concepção e definição de um projecto de carácter profissional, interessante e exequível, adequado aos desempenhos funcionais do técnico de Nível III. ANO LECTIVO: 2008/09

1

[Escrever texto] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA POETA JOAQUIM SERRA

REGULAMENTO DAPROVA DE APTIDÃO
PROFISSIONAL

2. A PAP, enquanto projecto de carácter profissional, visa uma efectiva aplicação prática; enquanto projecto desenvolvido no quadro escolar, tem carácter pluridisciplinar, visa a mobilização e a aplicação das aprendizagens produzidas nas diversas áreas de formação. 3. A PAP operacionaliza competências essenciais para a resolução de problemas profissionais,nomeadamente: a. a reflexão sobre causas e/ou consequências das decisões profissionais; b. o espírito de iniciativa; c. o espírito de abertura a soluções criativas e alternativas; d. o desenvolvimento de capacidades de comunicação, programação e avaliação.

CAPITULO II
Fases de realização da PAP
Art.º 4 Fases
1. O desenho do projecto da PAP desenvolve-se em diferentes fases: 1.ª fase: concepção doprojecto: a. identificação do tema/problema do projecto e dos interesses/objectivos do formando; b. c. d. revisão de conhecimentos e procura de informação relativa ao tema/problema; formulação de uma hipótese de resolução do problema diagnosticado; apresentação de proposta de projecto da PAP.

2.ª fase: desenvolvimento do projecto: a. definição das tarefas de pesquisa (o que deve ser investigado ecomo fazê-lo); b. c. d. recolha de dados - questionários, entrevistas, observações, leituras... tratamento dos dados e elaboração de conclusões; redacção do relatório constituinte do projecto. - defesa do projecto perante um júri de avaliação.

3.ª fase: avaliação do projecto:

Art.º 5 Anteprojecto
1. A proposta de projecto da PAP deve ser apresentada ao Director de Curso, até final do 1.ºTrimestre em que o aluno realiza o 3.º ano de formação (12.º), e dela devem constar: a. o objecto (tema) do projecto; ANO LECTIVO: 2008/09

2

[Escrever texto] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA POETA JOAQUIM SERRA
c. d.

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO
PROFISSIONAL

b. as motivações para a realização do projecto; os objectivos do projecto; o plano de desenvolvimento do projecto....
tracking img