Paladar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
* Introdução 4
* Paladar 5
* Língua 8
* Músculos 9
* Estruturas 10
* Os sabores 12
* Conclusão 13

Introdução
Neste trabalho vamos explorar um dos sentidos mais importantes do ser humano e animal, o paladar, o que é o paladar, a capacidade que nos permite reconhecer os gostos, quais as informações que nos fornece.
Partindo do pressuposto, queo paladar encontra-se na boca, levou-nos a explorar outro órgão, a língua.
Os sabores são detectados nas papilas gustativas, produzem as impressões gustativas nas células nervosas que se encontram no seu interior, essas impressões são levadas até ao Sistema Nervoso Central onde percebemos o sabor, por isso, não vamos também explorar a localização dos sabores, já que tendo em conta para amaioria dos ser humano desconhecia que os sabores não se localizam no mesmo sítio.

Paladar
O paladar é um dos sentidos do ser humano e do ser animal. É uma capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua.
É um dos sentidos químicos, o outro é o olfacto, refere-se o olfacto porque estes dois sentidos estão intimamente ligados, ou seja, se o ser humano estácom o nariz entupido não sente o cheiro, então a comida perde o sabor. Muitas das vezes que referem paladar é, na verdade, olfacto.
Tanto no paladar como no olfacto os receptores respondem às substâncias químicas, interagem com os receptores na boca e na garganta para produzir as sensações de paladar.
As substâncias químicas que activam os receptores do paladar diferem daquelas que activam osreceptores do olfacto.
O paladar fornece informações sobre as substâncias que o ser humano e animal podem, ou não, desejar comer, através dos dois sentidos químicos referidos, fornecem informações que ajudam os animais a distinguir as substâncias químicas benéficas das prejudiciais.
As informações sobre o paladar são processadas no cérebro pelo córtex somatossensorial no lobos parietais e pelosistema límbico.




A maioria dos cientistas acredita que há quatro qualidades palatais primárias:
* Azedo
* Salgado
* Amargo
* Doce
As outras sensações do paladar humano são misturas dos quatro fundamentais.

As sensações palatais são influenciadas também pelos dados recebidos por outros sistemas sensoriais. Uma dessas influências sensoriais é a temperatura, asensibilidade do sal, por exemplo, parece aumentar com a baixa temperatura. A textura, a cor e a dor são outros factores que também contribuem para o paladar.
O gosto de um alimento depende também de onde ele é mantido dentro da boca, por exemplo, um pêssego tem um gosto notavelmente mais doce quando está mantido na frente da boca, o café é mais amargo quando está mais atrás. Isto deve-se ao facto de que alíngua tem regiões particularmente sensíveis às sensações palatais básicas.
O meio da língua é relativamente insensível a todas as sensações palatais. A ponta é relativamente respondida ao doce e ao salgado, os lados, ao azedo e a parte de trás ao amargo.
Ao saborear rapidamente, o paladar diminui. Saborear-se relativamente pouco se continuar a comer o mesmo alimento por alguns minutos, isso fazsentido em termos da evolução.
Em termos evolutivos, seria fundamental detectar o doce e o amargo no inicio da degustação do alimento, informa o que se prova é prejudicial ou não para a saúde e sobrevivência. Quando se obtém essa compreensão, não seria biologicamente importante saber que a quantidade da mesma substância é igualmente doce ou amarga.
Portanto, o sistema gustativo, à semelhança dosoutros sistemas, parece concentrar-se em mudanças na estimulação.
O ser humano e animal, são capazes de gostar de qualquer alimento, exceptuando os alimentos estragados que são eversivos para o programa evolutivo. Apreciar um sabor é um exercício que se aprimora com a prática, pois o paladar é um sentido plástico. Comer é uma actividade que mobiliza boa parte do cérebro.
Como já foi referido,...
tracking img