Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Corrida para a guerra

Em 1936 a Olimpíada de realizaria em um país marcado pela ideologia fascista: a Alemanha nazista. Em votação realizada em 1931, os membros do COI escolheram Berlim para sede do XI olimpíada. A capital da Alemanha recebeu 43 votos contra 16 conferidos a Barcelona e oito abstenções. Ninguém imaginava então que dois anos depois Adolf Hitler e os nazistas subiriam ao poderna Alemanha.
Após a ascensão dos nazistas a Alemanha se transformou rapidamente. As prisões ficaram lotadas de inimigos do regime de uma onda de perseguição foi desencadeada contra as minorias, judeus em primeiro lugar, mais também comunistas e homossexuais.
Antes de subirem ao poder os nazistas consideravam a olimpíada um “infame festival promovido pelos judeus”. Ao assumir o poder Hitler mudoude opinião. Deu-se conta do imenso potencial de propaganda dos jogos, que ofereciam a oportunidade de provar a suposta superioridade da araçá ariana defendida por Hitler em sua obra Minha Luta.
Vozes de oposição se levantaram em várias partes do mundo. ”ir a Berlim é aceitar tornar-se cúmplice dos carrascos”, discursava em 1935 o deputado comunista francês Florimond Bond se opondo ao racismo eao anticomunismo nazista.
Nos Estados Unidos, Ernest Lee Jancke, membro do COI, iniciou uma campanha contra participação americana.
Na Europa grupos de simpatizantes da democracia do socialismo tentaram realizar jogos alternativos para concorre com os do Hitler: os jogos Populares de Barcelona. Reuniram-se mais de mil atletas de vários países. Mais no dia do início das competições teve inicio aGuerra Civil Espanhola e os jogos foram cancelados.
Os Nazistas buscaram organizar uma olimpíada com muita pompa. Além do estádio olímpico, edificaram-se oito instalações esportivas, entre estádios menores, ginásios e parque aquático com capacidade para 18 mil espectadores.
Durante os desfiles das delegações, manifestações nacionalistas exaltadas davam o clima dos jogos. Ao passar pela tribuna,os austríacos fizeram a saudação nazista. Foram muito aplaudidos. Os búlgaros passaram marchando em ordem unida. Mais aplausos. Os franceses fizeram a saudação olímpica, confundida com gesto nazista, e foram igualmente festejados. Os americanos levantaram a mão ao peito e passaram diante do constrangedor silêncio da plateia e das tribunas. Os ingleses simplesmente viraram a cabeça para o camarotedas autoridades. Receberem uma estrondosa vaia.
Nos Estádios germânicos, Hitler encontraria um inimigo inesperado: os atletas negros dos Estados Unidos, comandado por Jesse Awens, ganhador de quatro medalhas de ouro.

O Expansionismo Alemão
Para Hitler, o esporte era como guerra: o importante era vencer. Os atos de seu governo trouxeram de volta a guerra. Depois de mobilizar a vontade da nação,ele buscou a eliminação do Tratado de Versalhes, a conquista da Europa Oriental e a dominação e a exploração das raças ditas inferiores pelos nazistas. Quando tiveram de enfrentar as violações do tratado de Versalhes e as ameaças de guerra, Inglaterra e França recuaram. Perseguidos pela lembrança da Primeira Guerra, os dois países empenharam-se em evitar outra catástrofe. Acreditando que aAlemanha tivesse sido punida com excessiva severidade, a Inglaterra foi levada a fazer concessões a Hitler.
Estadistas britânicos defendiam uma POLITICA DE APAZIGUAMENTO – ceder á Alemanha na esperança de que Hitler satisfeito não arrastasse a Europa para outra guerra. Alguns apaziguadores viam ao líder alemão um defensor do capitalismo contra o comunismo soviético.
Em março de 1935, Hitler declarouque a Alemanha não se julgava mais presa às decisões de Versalhes. Ela estabeleceria o recrutamento militar, construiria uma Força Aérea e fortaleceria sua Marinha. A França protestou, sem oferecer muita resistência, enquanto a Inglaterra negociou um acordo naval com a Alemanha. A 7 de março de 1936, Hitler enviou tropas para a Renânia, violando o Tratado de Versalhes.
Um dos objetivos de...
tracking img