Paladar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA






























Paladar












































Sorocaba Agosto, 2008








SUMÁRIO


Introdução________________________________________________3Objetivo__________________________________________________3
O Sistema Nervoso_________________________________________4
Anatomia_________________________________________________6
Fisiologia_________________________________________________8
Percepção________________________________________________8
Interação dosSentidos______________________________________9
Conclusão________________________________________________9
Bibliografia_______________________________________________10




































1- Introdução
O paladar é um dos cinco sentidos. É uma capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Nalíngua, existem as papilas gustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam as informações ao cérebro. Mas o tecto da boca (o palato) também é sensível aos gostos.
A maioria das pessoas confunde paladar e sabor. PALADAR é uma sensação química percebida pelas células receptoras especializadas que formam os botões gustativos. SABOR é uma fusão de várias sensações.Até os últimos anos acreditava-se que existiam quatro tipos inteiramente diferentes de papilas gustativa, cada qual detectando uma das sensações gustativas primárias particular. Sabe-se agora que todas as papilas gustativas possuem alguns graus de sensibilidade para cada uma das sensações gustativas primárias. Entretanto, cada papila normalmente tem maior grau de sensibilidade para uma ou duasdas sensações gustativas. O cérebro detecta o tipo de gosto pela relação (razão)de estimulação entre as diferentes papilas gustativas.


2- Objetivo
Conhecer os alimentos através dos órgãos dos sentidos, em destaque o Paladar. Aprendendo seu funcionamento e estrutura.
















3- O Sistema Nervoso
O SNC recebe, analisae integra as informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas).
3.1-Anatomia
O sistema nervoso se origina a partir do tubo neural, o qual se divide em: prosencéfalo, mesencéfalo erombemcáfalo. O prosencéfalo se divide em: dois telencéfalos e um diencéfalo. O prosencéfalo também dá origem ao olho (S.N.C). Já o mesencéfalo e o rombencéfalo não crescem muito. Os dois telencéfalos crescem e cobrem o diencéfalo e o mesencéfalo, além de parte do rombencéfalo. Dessa forma, o encéfalo humano é formado, com dobraduras do telencéfalo; essas dobraduras são giros ou circunvoluções do córtexcerebral.
3.2-Função
Podemos dizer que o sistema nervoso exerce suas atividades através de 3 funções básicas:
Função Sensorial
Função Integrativa
Função Motora
3.2.1-Função Sensorial: A todo o momento nosso sistema nervoso recebe milhares de informações oriundas de receptores espalhados por todo nosso corpo, dos maisvariados tipos e adaptados a excitarem aos mais variados tipos de estímulos.Dessa forma, informações como visão, audição, olfato, tato, gustação constantemente atingem o nosso cérebro informando-o do que se passa com o nosso corpo.


3.3-Divisão do Sistema Nervoso
A) Sistema Sensorial
B) Sistema Motor Somático
C) Sistema Homeostático...
tracking img