Ozonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Viçosa
Campus- Rio Paranaíba
Higiene industrial e alimentos-Cal 461

Ozônio

Lenízy Cristina Reis Rocha – 636.

Rio Paranaíba-MG
Janeiro de 2013.

A disponibilidade dos mananciais de água é fundamental para a manutenção da vida, já que eles constituem a base de desenvolvimento para todos os ecossistemas presentes na Terra. Porém, a disponibilidade e a qualidadedos mananciais destinados ao abastecimento doméstico estão sendo comprometidas devido a diversos fatores, dentre os quais, o crescimento exponencial da população, as variações naturais características das fases do ciclo hidrológico e principalmente as ações antrópicas.
A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa ser ingerida ou utilizada para finshigiênicos. No Brasil, a desinfecção da água para consumo é usualmente realizada com a adição de cloro, nas formas de gás cloro e hipoclorito de sódio. Estudos recentes demonstraram que a desinfecção da água com cloro pode trazer certos inconvenientes, como a formação de trihalometanos, que são substâncias cancerígenas. (artigo química)
Estima-se que, no Brasil, 60% das internações hospitalares estejamligadas diretamente com a precariedade dos sistemas de saneamento básico e que 90% dessas doenças é resultado do abastecimento de água em quantidade e qualidade insatisfatória. Em muitas regiões brasileiras, é comum o abastecimento de água que não atende o padrão de potabilidade vigente. A água de má qualidade pode veicular doenças como a febre tifóide e paratifóide, cólera, disenteria bacilar e ahepatite infecciosa, entre outros (DI BERNARDO et al., 2002).
O ozônio foi utilizado pela primeira vez no tratamento de água em 1893, na Holanda, não tendo sido muito utilizado no Brasil. O ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio, apresenta odor peculiar e irritante, é muito volátil e pouco solúvel em água, sendo pouco estável.(artigo químicas)
As primeiras aplicações de O3 em sistemas detratamento de água foram realizadas em 1896 na cidade de Wiesbaden e em 1906 na planta de tratamento “Bom Voyaje” na cidade de Nice, França (AZEVETO NETTO et al., 1998). O ozônio foi utilizado pela primeira vez no tratamento de água em 1893, na Holanda, não tendo sido muito utilizado no Brasil. O ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio, apresenta odor peculiar e irritante, é muito volátil e poucosolúvel em água, sendo pouco estável.
O uso do O3 em Estações de Tratamento de Água é vantajoso, devido principalmente ao cumprimento dos padrões Nacionais e Internacionais de potabilidade da água, de fatores econômicos, de fatores cientifico-sociais, além de suas propriedades físico-químicas. Dentre os fatores econômicos destacam-se o desenvolvimento de novas tecnologias de geração de ozônio ea elaboração de produtos e materiais mais resistentes à ação oxidante do O3, o que contribuiu para a diminuição do custo, aumento da eficiência e simplicidade operacional.

O ozônio é um potente oxidante, capaz de oxidar compostos orgânicos e inorgânicos na água, os quais exercerão uma demanda do oxidante antes de ocorrer a desinfecção. Por se tratar de um gás instável, a sua produção tem deser feita no próprio local de aplicação.
A técnica mais comumente empregada na geração de ozônio é a descarga em plasma frio ou descarga corona, na qual o ozônio é formado pela decomposição do oxigênio molecular e posterior combinação de um átomo de oxigênio radicalar com uma molécula de oxigênio, como apresentam as reações a
seguir:
O2 O• + O•
O• + O2 O3

O ozônio decompõe-se naágua, espontaneamente, por meio de mecanismos complexos que envolvem a geração de radicais livres hidroxilas (•OH). Os dois mecanismos de reação do ozônio na água são:
• oxidação direta dos compostos pelo ozônio, em valores de pH neutros ou ácidos;
• oxidação dos compostos pelos radicais livres hidroxilas produzidos durante a decomposição do ozônio, em valores de pH básicos.
O ozônio se...
tracking img