O mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS VII, CODÓ
CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS HUMANAS – LCH
DISCIPLINA: FILOSOFIA DATA: 06/12/12
DOCENTE: LUCIANO
DISCENTE: RAIMUNDO RAMES X MORAESAtividade: Explique detalhadamente como se deu a passagem do mito para a origem da filosofia

O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, poisutiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las. É tido como verdade por causa da pessoa que a relata, um poeta (rapsodos) escolhido pelos deuses, que lhe dirige a partir de visões sobre o passadoque permite que a origem das coisas seja desvendada.
Após algum tempo, as pessoas passaram a questionar a veracidade dos mitos contados pelos poetas, pois conseguiram perceber que asexplicações dadas sobre a origem de todas as coisas eram contraditórias e limitadas. Para a percepção das contradições e limites, contaram com algumas condições: Os gregos realizaram algumas viagensmarítimas e perceberam que os locais habitados por deuses, heróis, titãs e outros seres mitológicos, como dizia o mito, eram povoados na verdade por outros seres humanos.
Assim o modelo mítico foi sendoquestionado e substituído por uma forma de pensar que exigia outros critérios para a confecção de argumentos. Surge a Filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validadeuniversal.
Os gregos conseguiram calcular o tempo inventando o calendário como forma de prever frio, calor, sol, chuva, seca e outros fatores climáticos que antes acreditavam ser alterados pelos deuses;Também inventaram a moeda para realizarem trocas abstratas sem a necessidade de trocar uma mercadoria por outra; inventaram a escrita alfabética para firmar com mais clareza assuntos que antes eramfirmados verbalmente; inventaram a política para que cada pessoa pudesse expor seus pensamentos;
Por último, o surgimento da vida urbana que favoreceu o artesanato, o comércio e o nascimento de...
tracking img