Ouvidorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Capitulo um
2.1 Contextualização – 1 página
2.2 Problema de pesquisa
2.3 Objetivo Geral – 1 objetivo
2.4 Objetivos Específicos – 4 objetivos
2.5 Conclusão – 1 parágrafo
2. Tema
3.6 A importância das Ouvidorias para as instituições modernas. Um estudo de caso da empresa Petrobras
3. Como a existência de Ouvidoria na Petrobras determina a umaumento de produtividade
4. Objetivo
5.7 Demonstrar a importância da Ouvidoria da UO-BA para a produtividade da Unidade
5.8 Avaliar e demonstrar os índices da ouvidoria tratadas e transformadas em ações locais resultando em produtividade.

A IMPORTANCIA DE OUVIDORIAS PARA AS INSTITUIÇÕESPÚBLIA E PRIVADA, SEUS EFEITOS PARA O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E PLENO AXERCICIO DA CIDADANIAAdoniran de Carvalho Costa

1. RESUMO
Trata este artigo sobre a importância de implantação de Ouvidorias em instituições como instrumento de democratização destas instituições ao tempo que colabora para o exercício pleno da cidadania da sua força de trabalho e do seu público de relacionamento melhorando a relação entre as pessoas que são responsáveis pelos processos deprodução. O objetivo deste trabalho é demonstrar como a Ouvidoria contribui para o fortalecimento do relacionamento interno de determinada instituição ao tempo que exerce o papel de agente em responsabilidade social para o público impactado por suas atividades colaborando decisivamente para o aumento da produtividade.

PALAVRA CHAVE: Ouvidoria. Produtividade. Cidadania.

2. INTRODUÇÃOOuvidor ou Obundsman é o termo utilizado para determinar o profissional de instituições encarregados de receber manifestações dos seus públicos alvos que podem ser dos tipos reclamação, elogios. Denúncias, entre outras, processá-las e encaminhá-las para quem é o responsável em resolver as demandas especificas. De posse de informações e resultados destas demandas estes profissionais também exercem opapel de retornar ao demandantes com respostas as suas questões.
No Brasil os primeiros passos para criação de Ouvidorias é pensada já na metade do século passado e varias tentativas de se criar ouvidorias públicas são derrotas só em 1986 que é criada a primeira Ouvidoria pública do Brasil em Curitiba no Paraná, através de decreto lei número 215/86 e foi resultado de duas décadas de silencioimposto pelo regime político do estado.
Antes mesmo da adoção de Ouvidorias públicas o Brasil já tinha praticas de ouvidorias no setor privado a exemplo da GE, e depois da implantação da ouvidoria em Curitiba tornou-se pratica para criação de outras ouvidorias nos estados brasileiros.
O crescimento de ouvidorias tornou-se tão relevantes, implantadas em vários órgãos publico que em 1995 foi criada aABO associação Brasileira de Ouvidorias e em 1997, foi aprovado no III encontro nacional, o código de ética dos ouvidores com o intuito de estabelecer princípios que norteassem o desempenho da função de Ouvidor.
O papel do Ouvidor e proteger o cidadão e/ ou clientes ajudando-os na solução de problemas que surgem e. A Ouvidoria, portanto é o canal de comunicação entre a instituição e seusclientes/cidadão, com o papel de tornar esta relação o mesmos conflitante possível e ajudando as instituições a entender o seu público alvo na tentativa de cada vez mais prestar melhores serviço e ou produtos.
Ouvidorias podem ser em setores privados ou públicos: quando a instituição representa o capital ou o estado respectivamente ou ainda interna ou externa: quando esta representa sua força de trabalhoou um publico externo à instituição – comunidade, associações, sindicatos, clientes, consumidores etc.

3. DESENVOLVIMENTO
Não há formalidade para que o manifestante utilize os serviços de uma Ouvidoria ao fazer sua reclamação, elogio denuncia. Pode ser feito através de canais de comunicação existente carta, fax, telefone. E-mail, etc., tornando a relação entre instituição e clientes...
tracking img