Outros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

O que é o Sangue?
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados e que tem como função a manutenção da vida do organismo. Osangue é constituído por diversos tipos de células (ocasionalmente chamadas de corpúsculos); esses elementos figurados (ou formadores) constituem a parte "sólida" do sangue e cerca de 45% de volume total.Já os 55% restantes são formados de uma parte líquida chamada plasma (ou soro - plasma sem fibrinogênio) e de aproximadamente 45% de outros componentes que agrupados constituem os elementos figuradosdo sangue. São divididos em Leucócitos (células de defesa) eritrócitos (transporte de Oxigénio) e Plaquetas (fautores de coagulação sanguínea).

Factor RH
Em 1940, Karl Landsteiner e AlexanderSolomon Wiener realizaram experiências com o sangue do macaco Rhesus. Ao injetar sangue em cobaias, perceberam que elas produziam anticorpos, gradativamente. Concluíram que havia nas hemácias do sanguedo macaco um antígeno que foi denominado de factor RH. O anticorpo produzido no sangue da cobaia foi denominado de anti-Rh. Os indivíduos que apresentam o factor Rh são conhecidos como Rh+,apresentando os genótipos RR ou Rr. Os indivíduos que não apresentam o factor Rh são denominados Rhֿ e apresentam o genótipo RR, sendo geneticamente recessivos.
Quando se procede a uma transfusão sanguínea énecessário verificar se o receptor tem Rh-. Se assim for, o paciente só poderá receber sangue também Rh-, já que se receber sangue Rh+ o sistema imunológico poderá reagir, causando hemólise. Ocontrário, contudo, pode ocorrer - o paciente com Rh+ podem receber sangue Rh-, já que este último não traz consigo os antígenos que provocam a reacção imunológica.
Ou seja:
• Se seu sangue contém Rh+você pode receber de Rh+ e Rhֿ;
• Se seu sangue contém Rhֿ você pode receber só de Rhֿ;

Porque Doar Sangue?

A ciência avançou muito e fez várias descobertas, mas ainda não foi encontrado um...
tracking img