Outros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia

Definições:

Antropologia é a ciência da humanidade e da cultura. Etimologicamente, o termo “Antropologia” (do grego anthropos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem.Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade. É um modo de pensar a variedade do homem, outras culturas, o Outro.

Pensar antropológico:

-Como explicar o aparente paradoxo de o homem ser um só, como ser-espécie da natureza, e ao mesmo tempo ser múltiplo em suas expressões coletivas, a cultura; o pensar sobre o diferente ser o mesmo;sobre as potencialidades reais de cada cultura – é fruto desse momento criativo do Iluminismo.
- A Antropologia nasceu dentro do campo da Filosofia, como se fosse uma Filosofia da cultura. Mais tarde,com a chegada retumbante da teoria da evolução, que integrava todos os seres vivos numa escalada de transformações ao longo do tempo, motivada por um processo de luta incessante pela sobrevivência, aAntropologia passou a ser pensada como uma ciência que iria contribuir para enquadrar o homem e suas culturas num plano contínuo, ou ao menos paralelo ao plano biológico. Objeto de estudo: o homem esuas obras.

Objetivo da Antropologia: Estudo da humanidade como um todo, visando a pesquisa de todas as manifestações humanas de maneira unificada. É um objetivo amplo, pois tenta dar conta de umacompreensão de homem enquanto ser biopsicocultural, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existênciahumana.

Em seu livro “Relativizando”, Roberto Da Matta (1987)[1] identifica as diferentes divisões da disciplina:

Antropologia Biológica
• Estudo do homem enquanto ser biológico, dotado de umaparato físico e uma carga genética, com um percurso evolutivo definido.
• Em outros tempos esteve confinada naquilo que se denomina “Antropologia Física”, as famosas medições de crânios e...
tracking img