Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ..... PÓS-GRADUAÇÃO - MBA

BALANCED

SCORECARD

NOME

RGM

2010

BALANCED SCORECARD Introdução

O Balanced Scorecard surgiu devido às limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho, um dos problemas enfrentados pelo planejamento estratégico. Foi desenvolvido em 1992, pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, como umametodologia de medição e gestão de desempenho, porém, a aplicação em empresas proporcionou o seu desenvolvimento para uma metodologia da gestão estratégica. A proposta de Kaplan e Norton parte do pressuposto de que as empresas constroem metas estratégicas, porém não desenvolvem um sistema de acompanhamento para o dia-a-dia da empresa e dos gestores divisionais. Assim, Kaplan e Norton propõem umsistema simples e eficiente de acompanhamento do desempenho da estratégia da empresa. O BSC apóia-se no conceito: “o que não é medido, não pode ser gerenciado”.

BSC - Conceitos

O Balanced Scorecard é um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa num conjunto de medidas de desempenho financeiras e não financeiras que serve debase para um sistema de medição e gestão estratégica. PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

O Balanced Scorecard é caracterizado por um relatório único, que contêm objetivos, metas e ações interligadas por uma relação de causa e efeito ao longo do tempo, distribuídos em quatro dimensões da gestão – financeira,clientes, processos internos, e, aprendizado e crescimento. É considerado um mapa estratégico. COSTA, A. P. P. Balanced Scorecard: Conceitos e guia de implementação. São
Página

2

Paulo: Atlas, 2006.

BSC - Objetivo

O Balanced Scorecard é uma ferramenta para empresa organizar os passos necessários para o cumprimento de sua estratégia. O BSC, por intermédio de seus componentes e de seu arranjosistêmico, ajuda a definir o que é preciso fazer, o que é preciso alcançar, em cada momento, para cumprir os objetivos estratégicos e verificar o quanto se cumpriu desse plano. Ao desdobrar a estratégia em ações específicas consistentes entre si e ao controlar o grau de sua realização, o BSC constitui-se em um sistema para gerir a estratégia. Os objetivos são alcançados pelos seguintes processosde elaboração e difusão: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia – a visão e a estratégia são traduzidas de forma fácil em termos operacionais e oferecem orientação útil para as ações dos gestores. Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas – os gestores comunicam suas estratégias, para cima e para baixo, na organização, e ligam os objetivos empresariais aos objetivos departamentaise individuais. Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas – a empresa integra seus planos comerciais e financeiros, e as estratégias e iniciativas são transformadas em indicadores para os planos dos gestores divisionais. Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico – o feedback e os processos de revisão de foco existentes concentram-se no fato de a empresa, seusdepartamentos ou seus empregados, terem alcançado suas metas financeiras orçadas.

Perspectivas de Gestão do BSC

O que faz do BSC um simulador de vôo e não apenas um painel de controle é a disposição das informações – mapa estratégico – em quatro perspectivas de gestão em um relatório único, que expressam como o resultado da empresa é obtido, explicitando a ligação entre as decisões que levarão aocumprimento da estratégia. O mapa é composto pelos objetivos estratégicos desdobrado em medidas, metas e ações, de forma
Página

administração não se perca com inúmeras informações.

3

consistente, específico, sucinto e organizado por objetivos estratégicos, para que a alta

Os objetivos estratégicos têm de responder às quatro perspectivas de gestão: I. II. III. IV. Perspectiva Financeira...
tracking img