O caso frank

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Curso de pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicopedagogia: Origens, tendências e perspectivas
Professora: ReginaRosa S. Leal

Alunos: Ana Maria Pimentel
Danielle de Fátima Ferreira
Dedjane Macedo
George Campos
Vilma Regina

Estudo de Caso

Nome de criança: Frank

Idade: a partir de algumasinformações do texto, deduz que seja um adolescente com 14 anos

O presente estudo de caso foi realizado com as informações contidas no texto Dificuldades de aprendizagem de A a Z, mas acredita-seque para um efetivo estudo de caso com apontamentos que orientem a real solução das dificuldades de aprendizagem, é necessário um maior conhecimento do sujeito e da situação por ele vivida. Ressaltamosque os profissionais envolvidos com o sujeito devem obter informações concretas sobre toda a situação, se desprendendo de modelos e pré-conceitos, permitindo assim, um olhar mais abrangente para asdificuldades que envolvem o processo de aprendizagem do sujeito.
O aluno Frank enfrenta uma situação comparada a de muitos jovens de sua faixa etária. A queixa que o envolve, a partir da visão deseus professores, está relacionada com a não entrega de suas tarefas, infrequência, e outros problemas que envolvem brigas físicas, vandalismos e até mesmo a uma situação que o aluno se embriagou em umafesta da escola. Para os professores de Frank, ele apresenta-se como um aluno hostil e não cooperativo, com más "atitudes" e problemas emocionais.
A falta de interesse em continuar os estudos,demonstra que Frank está vivendo uma crise, até mesmo em relação a baixa estima, e outros sintomas, já que o aluno deixa claro o seu interesse em parar de estudar, e enquanto este momento não chega“está matando o tempo” na escola. O aluno apresenta dificuldades na compreensão de instruções verbais e grande parte do que lê, o que o leva a evitar as aulas e de entregar as tarefas para esconder o...
tracking img