Os seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
Componentes da célula

Em todas as células eucariotas encontram-se duas regiões fundamentais: o núcleo e o citoplasma. Envolvendo ambos e isolando a célula do meio extracelular, existe amembrana plasmática. O núcleo contém grande parte do material genético da célula e o citoplasma é a região intracelular entre a membrana plasmática e o núcleo.
Membrana plasmática
A membranaplasmática envolve a célula e isola o citoplasma do meio extracelular. É formada por duas camadas de lipídios (moléculas insolúveis na água) e proteínas, sendo, por isso, chamada de lipoproteica. A composiçãoda membrana plasmática muda conforme o tipo de célula e o organismo. Nos mamíferos, a quantidade de lipídios das membranas plasmáticas varia conforme a idade e saúde do animal. Nas plantas e nasbactérias, essa composição muda conforme as condições ambientais, como luz e temperatura.

Nos animais, as membranas plasmáticas constituem-se de fosfolipídios - principalmente glicerofosfolipídios eesfingomielinas -, glicolipídios e colesterol. Esses lipídios alinham-se em fileiras e formam duas camadas em que as cadeias carbônicas ficam frente à frente. No meio da dupla camada lipídica, existemproteínas específicas inseridas parcial ou transversalmente. Estas proteínas não são fixas: podem deslizar ao longo do plano da membrana. Este modelo de organização da membrana celular é conhecido como"mosaico fluido".
Proteínas
As proteínas da membrana realizam diversas tarefas, entre elas inclui-se a bomba de sódio e potássio - relacionada ao equilíbrio iônico celular. São elas também queconcedem permeabilidade seletiva à membrana plasmática, determinando o que entra e o que sai da célula (em condições ideais).

Por meio das proteínas da membrana, as células: Secretam moléculas queatuam sobre células distantes. Influenciam outras células por contato físico direto. Estabelecem canais de comunicação entre células próximas (há trocas de pequenas moléculas informacionais). |...
tracking img