Elvis, always on our minds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elvis: Always on our minds

Mundialmente conhecido por Rei do Rock – e não menos pela alcunha Elvis, The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 pela sua maneira extravagante e ousada de dançar – Elvis Aaron Presley nasceu em East Tupelo, Mississipi, a 8 de janeiro de 1935.
Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um doscriadores do rockabilly, uma fusão de música country e rock´n´roll, tornando-se num dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Êxitos como "Hound Dog", "Love me Tender", "All Shook up", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can’t Help Falling In Love", "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin" marcariam a história da música do século XX.Trinta e cinco anos após a sua morte, Presley ainda é o artista a solo detentor do maior número de "hits" nos tops musicais mundiais, sendo também o grande recordista mundial em vendas, com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo.
Reza a lenda que Elvis gostava particularmente de cantar na penumbra e até em escuridão total. As suas influências musicais terão sido a popda época – particularmente Dean Martin – a country, a música gospel e o R&B, capturado na histórica "Beale Street" durante a sua adolescência.

No dia 5 de julho de 1954, por muitos considerado o "marco zero" do rock, Elvis fez a sua primeira gravação profissional. Nos estúdios da Sun Records, em Memphis, o produtor Sam Phillips ouviu na voz do jovem cantor branco de 19 anos algofinalmente diferente. Duas semanas depois, o primeiro disco do futuro Rei do Rock via a luz do dia, com as canções “That’s All Right” e “Blue Moon of Kentucky” a fazer grande furor.

Volvidos dois anos, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que, uníssonos, sintetizavam as suas diversas influências, e, simultaneamente, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva daépoca, desafiando os preconceitos múltiplos daqueles tempos, Presley tornou-se o primeiro "mega star" da música popular, inclusivamente em termos de marketing. Muitos postulam que a “revolução” do rock, da qual Elvis foi pioneiro, teria sido a última grande revolução cultural do século XX, já que as bandas, cantores e compositores que surgiram nas décadas seguintes terão sido, de alguma forma,influenciados por Elvis.
Para além de inevitáveis polémicas em torno das suas performances explosivas, as suas apresentações televisivas foram alvo de censura e quebraram todos os recordes de audiências. No entanto, nem só no mundo da música Elvis deixaria a sua marca: foi protagonista dos filmes "Love Me Tender", "Loving You", "Jailhouse Rock" e "King Creole", grandes sucessos de bilheteiras,sendo que os dois últimos também viram os seus méritos reconhecidos pela crítica especializada.
Em 1957, Elvis adquire a mediática mansão de Graceland, sua eterna morada. Entretanto, a morte da mãe, Gladys Presley, transformar-se-ia no marco mais dramático da vida do artista. Em 1959, conhece Priscilla Beaulieu – com apenas 14 anos na época – que viria a ser sua mulher alguns anos mais tarde.Em 1961, Elvis foi homenageado com o "Dia Elvis Presley", celebrado tanto na cidade de Memphis como em todo o estado do Tennessee. Ainda na década de 60, Elvis e a mítica banda britânica The Beatles encontraram-se em âmbito privado, sem evidências, até à data, de qualquer produto áudio/visual relevante. A única imagem alusiva ao encontro de Elvis e The Beatles é uma foto em que John Lennonaparece a sair da casa de Elvis. No documentário The Beatles Anthology, de 1996, os ex-Beatles Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr confirmaram jamais terem tocado com Elvis, e que somente Lennon o fizera. No mesmo documentário, Ringo declarou ter jogado futebol com Elvis.
O ano de 1967 será lembrado pelo lançamento do disco que seria considerado um "divisor de águas" na...
tracking img