Seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os seres vivos são formados de células

Tanto o ser humano e tanto uma árvore possuem células. Estas células (animais e vegetais) são um pouco diferentes uma da outra e nem todas as células que compõem o corpo de um ser vivo são iguais, concluindo assim que todos os seres vivos são constituídos de células.

A descoberta das células
Quase todas as células são microscópicas,isto é, são tão pequenas que não podem ser vistas sem um aparelho de aumento. Por isso, para observar as células utiliza-se o microscópio.

Com a invenção e o aperfeiçoamento do microscópio, muitas descobertas importantes foram feitas; vários cientistas começaram a examinar cortes de animais e vegetais ao microscópio e, pouco a pouco, foram desvendando a estrutura das células. (Corte é aapresentação da parte interior de um corpo ou objeto).

A idéia de que os seres vivos eram formados por células só se estabeleceu definitivamente no século XIX. Dois biólogos alemães, Theodor Schwann e Mathias Schleiden, trabalhavam separadamente nessa época: Schleiden com células vegetais e Schwann com células animais. Reunindo o resultado de suas observações e de outros pesquisadores, eles chegaram àconclusão de que todos os seres vivos possuem células e que elas são a menor porção de matéria viva capaz de realizar as diversas funções que mantêm a vida em um organismo.

Os vírus são os únicos seres vivos, que não são formados de células, um grupo muito especial que atualmente, é considerado como integrante do mundo vivo.

A célula possui basicamente três componentes:membrana, citoplasma e núcleo:

Membrana: envolve externamente a célula e controla as trocas de substâncias diversas entre ela e o meio que se encontra.

Citoplasma: região que contém uma solução gelatinosa em que estão imersos diferentes tipos de orgânulos que executam atividades diversas, como respiração, excreção, armazenamento de substâncias nutritivas, etc.

Núcleo: é a estrutura quecomanda as atividades celulares e que regula o mecanismo de reprodução. Ele Possui em seu interior moléculas especiais chamadas ácidos nucléicos. São essas moléculas que basicamente organizam o material genético, que comanda as diversas atividades celulares e regula o mecanismo de reprodução.

Seres com uma só célula e seres com milhões de células:

Alguns seres vivos são formados por uma únicacélula; são os unicelulares, como é o caso de uma bactéria ou de um protozoário. Outros, como uma árvore ou um homem, têm milhões de células ; são seres pluricelulares. Assim todos os seres vivos são formados de células, com exceção dos vírus.

As células se agrupam e formam os tecidos:

As células que compõem o corpo de um ser vivo não são todas iguais; apresentam-se com diferentes formas efunções.

As células semelhantes se agrupam e desempenham um determinada função. Os diferentes grupos de células, cada qual com uma determinada função no organismo são chamados tecidos. No nosso corpo existem vários tipos de tecidos, tais como:

Tecido epitelial: As células desse tecido, presentes, por exemplo, na pele, são muito próximas umas das outras e revestem nosso corpo.

Tecidosanguíneo: O sangue é um tecido. Algumas células são responsáveis pelo transporte e distribuição de gás oxigênio pelo corpo, enquanto outras participam da defesa do organismo.

Tecido ósseo: Esse tecido é formado por células que organizam, em espaços entre elas, um material sólido e duro, denominado matriz óssea; é um dos tecidos que formam os ossos.

Tecido nervoso: As células do tecidonervoso são responsáveis pela recepção de estímulos e conduções que permitem a elas executar tais funções.

O formato das células está relacionado com a função que elas desempenham. A forma poliédrica das células epiteliais, lembrando um paralelepípedo, bem como a grande proximidade que se verifica entre elas, permite que possam revestir o organismo com muita eficácia. A forma alongada e a...
tracking img