A mulher na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A mulher na sociedade brasileira
Em um período não muito atrás o colonial, a mulher era tida como uma propriedade( assim como os negros também era propriedade se tornando escravo) . A primeirapropriedade a quem ela pertencia era ao seu pai, que arranjava o casamento para sua filha, como se fosse um meio de comercio, depois era propriedade de seu marido, que ele esperava que ela fosse uma boadona-de-casa, boa parideira e mãe, sendo que era negado conhecimento e cultura, para que ela não se rebelasse contra a condição de submissão exigida por ele.
Uma das grandes conquistas femininas noBrasil foi o direito a voto, pois até 1932 era permitido apenas os homens. Como símbolo desta conquista destaca-se Carlota Queiroz, a primeira parlamentar eleita no Brasil, até mesmo temos no nossoestado uma historia de luta feminina a primeira mulher que deu o seu voto que foi Nísia Floresta, algo muito representativo para as conquistas femininas. Enquanto muitos estados teve logo cedo a primeiramulher governadora o nosso estado só teve a primeira governadora mulher em 2002 que foi Wilma Maria de Farias que governou o estado por 8 anos e em seguida já temos uma a segunda mulher a suceder Wilmaque é Rosalba Ciarline.
Deve-se observar que apesar de consideráveis mudanças comportamentais da sociedade, ainda prevalece os costumes machistas e discriminatórios, onde muitos ainda ver a mulhercom maus olhos. Os pais são responsáveis pela total educação dos filhos e pode influenciar de forma significativamente positiva ou negativa. Com pequenas iniciativas, como por exemplo, ensinar que ostrabalhos domésticos são de responsabilidade de todos não é só da mulher, mostrar que homens e mulheres são iguais perante a lei, independente de raça ou credo, pode fazer sua parte para uma sociedademelhor.
No campo do trabalho, houve muitos avanços, principalmente com a criação de leis de proteção e incentivo ao trabalho da mulher. Entretanto, restam muitas barreiras a serem derrubadas....
tracking img