Os procedimentos argumentativos em um texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS EM UM TEXTO

O “jogo” argumentativo é dinâmico, instável. Não existe o argumento “correto” e sim o argumento “predominante”, nem sequer existe o argumento “incorreto”, mas apenas uma fundamentação deficiente.
Mas o que é argumentar?
Argumentar é oferecer razões para sustentar um ponto de vista, teste, ou conclusão. Argumentar é diferente de discutir, na medidaem que a argumentação visa a convencer o adversário e não eliminá-lo. O objetivo de todo o discurso argumentativo é modificar o comportamento do auditório, ou seja, provocar uma atitude ou crenças novas ou alterar atitudes ou crenças existentes.
O processo argumentativo consiste essencialmente em duas atividades: persuasão e refutação.
Persuadir é propor um ponto de vista ou posição eargumentar a favor dela, propondo razões que se julgam pertinentes.
Refutar é atacar os argumentos do opositor. Consiste em apresentar contra-argumentos.
As idéias / valores do produtor do texto são materializadas, neste momento, sob o prisma de argumentos (opiniões fundamentadas), isto é, diante de um tema polêmico (aquele que pressupõe uma discussão, em que há sempre a possibilidade de mais de umaposição sobre o ponto em debate), apresenta-se uma tese (tomada de posição diante do tema), que, apoiada na escolha e ordenação desses argumentos, convencerá o público-alvo.
Logo, diz-se que argumentar
... é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informação, é falar à razão do outro, demonstrando, provando. (...) Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro.(...) Mas em que convencer se diferencia de persuadir? Convencer é construir algo no campo das idéias. Quando convencemos alguém, esse alguém passa a pensar como nós. Persuadir é construir no terreno das emoções.
Como comunicar é agir sobre o outro, quando se comunica não se visa somente a que o receptor receba e compreenda a mensagem, mas também que a aceite, ou seja, que creia nela e que façao que o que nela se propõe.
Comunicar não é, pois, somente um fazer saber, mas também um fazer crer e um fazer fazer. A aceitação depende de uma série de fatores: emoções, sentimentos, valores, ideologia, visão de mundo, convicções políticas, etc.
A persuasão é então o ato de levar o outro a aceitar o que está sendo dito, pois só quando ele o fizer a comunicação será eficaz.
Para argumentarpodemos usar:
1- Com aquilo que é necessariamente certo:
Exemplo: TODO HOMEM É MORTAL.
PEDRO É HOMEM.
LOGO, PEDRO É MORTAL.
2- Com aquilo que é possível, provável, plausível:
Exemplo: No anúncio publicitário do Banco do Brasil diz que ele serve o cliente há mais de 100 anos.
Raciocínio implícito: Se ele é tão antigo, deve prestar bons serviços.
Essa conclusão não é necessariamentecerta, mas tudo leva a crer que é possível.
ARGUMENTO: do latim argumentum, que tem tema argu, cujo sentido primeiro é “fazer brilhar”, “iluminar”.
Pela sua origem, podemos dizer que argumento é tudo aquilo que faz brilhar, cintilar uma idéia.
ARGUMENTO: todo procedimento lingüístico que visa a persuadir, a fazer o receptor aceitar o que lhe foi comunicado, a levá-lo a crer no que foi dito ea fazer o que foi proposto.
PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS
• Recursos usados por quem faz o texto com a intenção de fazer o leitor crer naquilo que o texto diz e fazer aquilo que ele propõe.
• Para termos idéia de alguns procedimentos argumentativos, vamos ler um trecho de um dos sermões de Padre Antônio Vieira.

(. .. ) o sermão há de ser duma só cor. Há de ter um só objeto, um só assunto.Uma só matéria.
Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prová-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar, há de...
tracking img