Os prazeres do vinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PRAZERES DO VINHO

" Há pessoas que dizem que o vinho mata lentamente. Não importa, não estou com pressa ..."

Sempre haverá algo a ser descoberto, e a idéia básica será a de compartilharinformações para entender, um pouco da história do vinho, como ele é feito, como uma degustação pode ser desenvolvida, os prazeres da harmonização do vinho e alimentos, como abrir a garrafa de vinho semsofrimentos, como montar uma Adega, aproveitar o melhor que cada estação do ano oferece em termos de consumo de vinho, respondendo ainda a algumas dúvidas sobre o assunto. Convido você a aproveitar avida e lembrar que cada momento vale pelas suas emoções.

O Verão, que já está chegando e brinda os brasileiros com intenso calor nas Festas de Natal e Ano Novo exige vinhos de menor teor alcoólicoe menos corpo, e vem à tona a questão do que beber harmonizando nossas taças com a energia e vibração da estação.

Espumantes serão sempre bem-vindos, sejam de que estilo for. Mais do que vinhospara verão, os espumantes são vinhos de celebração, válidos para brindar cada dia da nossa existência. Há uma quantidade considerável de rótulos nacionais e importados nas Adegas, que atendem a cadamomento. Há inúmeras alternativas entre espumantes nacionais, cavas espanhóis, proseccos, e champagnes.

Em recente artigo na imprensa nacional, Marcelo Copelo e Charles Metcalfe elogiam a qualidade doespumante nacional, onde se viu um grande potencial em nossa produção, tanto para atender a demanda local quanto para exportação. Juntos, provaram 33 espumantes e o resultado foi muito positivo. Dos33 vinhos, 22 foram considerados bons (85-87 pontos), muito bons (88-89) ou excelentes (acima de 90 pontos).

Entre os espumantes, há muita controvérsia sobre o que quer dizer o rótulo dosChampagnes, especialmente quanto à safra.

O Champagne só pode ser de um dos dois seguintes tipos:
Não safrado - resultante de assemblage ou blend ou corte (mistura) de vinhos de diferentes safras, o que...
tracking img