Projeto identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES
Centro de Educação Infantil Girassol
Núcleo da Infância













IDENTIDADE INFANTIL


EU E O OUTROProfessoras: G3 A – Christiane e Neide
G3 B – Lúcia e Eliane




Florianópolis – 2010

Introdução



As finalidades da educação infantil apontampara uma visão de conjunto em que as experiências significativas de aprendizagem e desenvolvimento precisam inter-relacionar conhecimentos, auto-estima, inserção e exploração de diferentes contextos.Neste processo, a interação, da criança necessita da mediação das diferentes linguagens, buscando um espaço de interação, de fantasia, de faz de conta, de alfabetização, de movimento, decriatividade, de brincadeiras, de alegrias, ou seja, um espaço para coisas sérias, em que as crianças possam falar e ser ouvidas possa contar e ouvir histórias possa desenhar pintar, escrever... Enfim, umespaço de aprendizagem e desenvolvimento, portanto, educativo em todos os sentidos.
Ao confrontar os muitos desafios que o futuro reserva, a humanidade vê na educação um auxiliar indispensávelem sua tentativa de atingir formação de atitudes e sentimentos, como: amizade, respeito mútuo, aceitação, solidariedade, participação, cooperação, liderança, boas maneiras... É um dos aspectosimportantes na educação da criança.
O primeiro núcleo de relacionamento social da criança é composto pela família ou por pessoas que convivem com ela. Ao nascer, a criança não percebe o seu “EU” e o“NÂO EU”. Aos poucos, vai sendo capaz de perceber seu próprio corpo e de compreender o significado das coisas ou pessoas que fazem parte do seu meio ambiente.
No entanto, nessa fase a criança aindaé incapaz de coordenar seus pontos de vista. Por essa razão, ela tem dificuldade de aceitar ou reconhecer os pontos de vista dos outros, o que dificulta as trocas sociais e a cooperação....
tracking img