Os limietes da arte e do design

1560 palavras 7 páginas
CEFET- PE
Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco

Metodologia da Pesquisa
Prof. Rejane Moraes Rêgo

Revisão Bibliográfica:

Qual o limite entre Arte e Design?

Ana Karina C. de Freitas / Thássya Macedo
DESIGN GRÀFICO – Módulo 01

Recife, 29 de dezembro de 2005.

______________________________________________________________________

O que é Arte?

No nosso cotidiano é muito comum nos depararmos com a arte em suas diversas manifestações: pintura, escultura, literatura, cinema, dança, etc. Só em pensar sobre arte podemos enumerar diversas obras: Monalisa de Leonardo da Vinci, Guernica de Picasso, a Nona sinfonia de Beethoven, etc. Mesmo antes de pensar em algum conceito é fácil identificar um objeto artístico. O poder atrativo que o objeto artístico exerce é bastante forte. Os mestres da pintura, por exemplo, ministraram sua técnica e criatividade de maneira tão bem construída que nos faz consentir que são realmente gênios.

“É possível dizer, então, que arte são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia.” (COLI, 1981)

Existem várias teorias sobre a arte e inúmeras tentativas de definições, no entanto, é difícil chegar a uma conclusão ou um conceito universal sobre o assunto. Alguns podem dizer que arte é aquilo que possui beleza. Um quadro de Van Gogh ou aparelho mictório de Marcel Duchamp em um Museu podem ser considerados obras de arte.

Refletindo sobre seu surgimento é incontestável a afirmação de que esta surgiu com o homem. Como diria Mario de Andrade, a arte não é um elemento de vida e sim da vida. É uma atividade que o homem não depende para sobreviver, mas é fundamental e está muito presente desde a Pré-História. Segundo BOSI (1984) a arte é:

“Atividade que, ao produzir objetos e suscitar certos estados psíquicos no

Relacionados