Trabalhadores da rev. industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As condições de vida dos trabalhadores durante a Revolução Industrial:

A Revolução Industrial enriquecia muitos capitalistas, mas a maioria do proletariado vivia em péssimas condições. Ossalários eram baixíssimos e a jornada de trabalho poderia durar até 16 ou 18 horas.
Não havia legislação trabalhista, nem direitos sociais, como férias ou descanso remunerado. Era comum o trabalho decrianças e mulheres já que os empresários davam preferência a eles, que recebiam bem menos que homens adultos.
Havia casos em que pais vendiam seus filhos, e lugares que faziam leilões de crianças órfãs paratrabalhar nas fábricas. Jornais faziam anúncios de crianças para alugar, como se fossem escravos.
Fábricas imundas e patrões implacáveis. Nas fábricas de tecidos as máquinas dispensavam a forçamuscular. Por isso muitas crianças eram operárias, apanhavam dos capatazes, sofriam terríveis mutilações por causa dos acidentes. Os capatazes Ingleses castigavam as crianças arrancando os dentes.
Osoperários viviam nos subúrbios das cidades em péssimas habitações. As ruas eram imundas come esgoto exposto. Meninas pobres tentavam sobreviver se prostituindo. Um rico patrão poderia explorar seu pai dedia e se aproveitar da filha à noite. Para muitos daqueles miseráveis o melhor a fazer parecia ser assaltar roubar até serem mortos pela polícia.
As péssimas condições de higiene e segurança nasfábricas traziam muitos problemas de saúde para crianças e jovens. Muitos sofriam graves acidentes e muitos outros morriam pelas longas jornadas e condições de trabalho.
O trabalho infantil estavaprofundamente mais arraigado nas atividades têxteis, despertando com frequência a inveja dos trabalhadores em ocupações onde as crianças não podiam trabalhar e aumentar o rendimento da família.
O dia deuma criança trabalhadora começava as cinco da manha. Levava para a fábrica apenas um pedaço de pão, seu único alimento até o meio-dia. O trabalho não terminava antes das oito ou nove horas da...
tracking img