Alfabetização e letrameno

374 palavras 2 páginas
Alfabetização e letramento são dois processos que se inter-relacionam, complementando-se, sendo que a alfabetização inicia-se antes da entrada da criança na escola, e se formaliza no Ensino Fundamental com a aquisição do código escrito, visto que a cultura escrita perpassa a sociedade humana.
O letramento, por sua vez, vai além do domínio do código, constituindo-se enquanto prática social, de uso do código escrito, em várias situações da vida do indivíduo.
Começa com a alfabetização, sendo contínuo nas relações humanas.
No processo de alfabetização e de letramento, é indispensável que o professor tenha claro, os objetivos e os caminhos que precisa percorrer, para favorecer a apropriação da leitura e da escrita por seus alunos. Sendo assim, a importância do planejamento pedagógico não se limita somente à escolha e à organização dos conteúdos e dos recursos, mas também à organização do tempo e do espaço em sala de aula, definindo todas as áreas a serem trabalhadas, a melhor forma de tratar didaticamente os conteúdos, os textos e os tipos de atividades a serem propostos e a respectiva freqüência, para poder distribuir todas as atividades no tempo disponível, estabelecendo as devidas prioridades. Assim sendo, é importante, na fase de alfabetização, estimular a criança a ter contato com diferentes materiais escritos, favorecendo o processo de apropriação da linguagem escrita, possibilitando a representação gráfica do pensamento. Aos poucos, vai aperfeiçoando e se dando conta de que a escrita segue um padrão, pois só assim será entendida pelos demais.
O professor, por exemplo, deve propor atividades que levem a criança a refletir da criança sobre a escrita, pois é pensando, que aprende, e ao aprender a ler e a escrever, é como se reinventasse o processo, sendo capaz de descobrir como se leem ou se escrevem palavras que ainda não foram treinadas, nem praticadas em sala de aula, num processo contínuo de

Relacionados

  • Crack
    5123 palavras | 21 páginas