Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Alfabetização é um assunto muito discutido por diversos e renomados educadores, porém, muito obscuro em termos de vivenciar práticas e construir novos caminhos de trabalho a fim de sanar problemas de analfabetismo, que é um grave obstáculo para o avanço do Brasil. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar as séries iniciais da educação básica, berço daalfabetização, destacando as concepções norteadoras das práticas da língua materna, ressaltando as limitações e aspectos dificultadores para o êxito da aprendizagem, bem como o esforço de formação que cada profissional busca para melhor enfrentar as dificuldades e exigências do momento atual da educação e consequentemente, amenizar o grande problema em torno da Língua Portuguesa, principalmenterelacionado à leitura e a escrita e refletir sobre a mudança pessoal do pesquisador, do ponto de vista teórico e metodológico quanto ao processo de ensino – aprendizagem da leitura e da escrita, para que sua prática pedagógica possa melhorar.
A temática deste trabalho está voltada para os fundamentos do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas séries inicias do EnsinoFundamental. Este estudo apresenta e analisa fragmentos sobre o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais da educação básica.
A justificativa desta pesquisa está em analisar a bibliografia disponível em torna da alfabetização e letramento e comparar com as idéias de pesquisadores da aérea, tentando desta forma traçar um plano de conhecimento do tema, para que ao fim da pesquisa,esboçar um plano de trabalho voltado para a melhoria deste assunto tão abordado e que muitos ainda por falta de estudos, continuam todos os dias repassando de maneira errônea a aprendizagem da Língua Portuguesa.
Quanto ao desenho metodológico desta investigação, optou-se pela pesquisa bibliográfica, realizado a partir da leitura e analise de diversos documentos de autores sérios a cerca darealidade escolar. Utilizaram-se, como procedimentos metodológicos: aquisição de material bibliográfico, leitura e análise de documentos. Como afirma Magda ‘’’
É que, diante dos precários resultados que vêm sendo obtidos, entre nós, na aprendizagem inicial da língua escrita, com sérios reflexos ao longo de todo o ensino fundamental. Parece ser necessário rever os quadros referenciaise os processos de ensino que têm predominado em nossas salas de aula. (SOARES, 2003, p. 15)


A pesquisa bibliográfica será dividida em três eixos norteadores. Estes são os pilares formadores da Língua Portuguesa: Alfabetização e Letramento, Leitura e Escrita. Cada um desses eixos será abordado com a sua finalidade e também apresentando as dificuldades encontradas ao se trabalhar emsala de aula.
Estes três itens proporcionarão uma análise feita de uma forma mais coesa e deixará escapar nenhum fato importante para o levantamento de hipóteses essencial para a elaboração desta pesquisa cientifica, para desta forma alcançar uma melhor compreensão e consequentemente a força de mudança de paradigma ser mais eficaz.
O objetivo geral do trabalho é levantar osprocessos didáticos e metodológicos do processo de ensino da leitura e da escrita nas séries inicias do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: ( 1 ) destacar os processos didáticos e metodológicos da alfabetização; ( 2 ) analisar importâncias e dificuldades dos três itens investigados; ( 3 ) alcançar ao fim da pesquisa a consciência dos caminhos que levam a uma alfabetização de qualidade.2 - Aspectos Didáticos e Metodológicos da Alfabetização


O processo de alfabetização sempre foi um assunto rodeado de muitas polêmicas, debates, desafios e geralmente todas as partes envolvidas se culpavam mutuamente pelos fracassos visivelmente a mostra. Pesquisadores, educadores e vários especialistas traçam diretrizes para tentar melhorar a alfabetização. Porém, para que...
tracking img