Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Capitulo I 3

1.1. Introdução 3

1.2. Objectivo Geral 4

1.3. Objectivos Específicos 4

1.4. Metodologia Usada 4

Capitulo II 5

2.1. Conceitos Básicos 5

2.1.1. Informação 5

2.1.3. Sistemas de Informação 5

2.1.5. Gestão de Dados 5

Capitulo III 7

3.1. Histórico da Instituição 7

Capitulo IV 8

4.1. Descrição do Sistema de Gestão da Organização 8

4.2.Sistema Unimestre (académico) 9

4.3. Principais actividades desenvolvidas pelo sistema 9

4.4. Importância 12

4.5. Vantagens 12

4.6. Desvantagens 13

4.8. Limitações do sistema 14

4.9. Gestão e Manutenção do Sistema 14

4.10. Softwares e hardwares usados na Instituição 14

Capitulo V 15

5.1. Conclusão e Recomendação 15

5.2. Referências bibliográficas 17

5.3. Anexos –Questionário 18

































Capitulo I


3 Introdução

P Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, actividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar a informação e divulga-la de forma adequada em função dos objectivos de uma organização.

O estudodos sistemas de informação surgiu como uma sub disciplina das ciências da computação, com o objectivo de racionalizar a administração da tecnologia no seio das organizações.
Antes da popularização dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se centralizavam se basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Geralmente existia a figura do"arquivador", que era a pessoa responsável em organizar os dados actualizados bem como para recupera-los. As informações em papéis também não possibilitavam a facilidade de cruzamento e análise dos dados.

Para se reverter essa situação foi implementado os sistemas informáticos que ajudou, facilitou os serviços os processos que eram feitos de forma manual passaram a ser feitos de formainformatizada, facilitando a comparação de dados bem como diminuição dos riscos de desaparecimento da informação.

No presente trabalho debruçaremos em torno do sistema Integrado de gestão (Unimestre) que e um sistema usado pelo Instituto Superior de Tecnologias e Gestão onde falaremos do modulo académico, seu funcionamento, importância, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Pré-História
adecorre...


4 Objectivo Geral

• O presente trabalho faz uma análise forma clara e objectiva o sistema de gestão Unimestre (académico) usado pelo do instituto superior de tecnologias e gestão (ISTEG).





5 Objectivos Específicos

• Analisar de forma restrita como e o funcionamento do sistema;

• Verificar ate onde o sistema e eficaz e eficiente;

• Identificaras possíveis limitações do sistema;

• Saber como e feita a manutenção do sistema;

• Propor algumas medidas correctivas;




6 Metodologia Usada

O presente trabalho assenta basicamente em Entrevista Fechada feita a um engenheiro informático da instituição (ISTEG) este que além da entrevista feita proporcionou algum material que ia de encontro com o nosso trabalho que auxilionos na percepção e no conhecimento do funcionamento do sistema. Foram feitas ainda revisões bibliográficas para a definição de alguns conceitos que ajudaram na percepção do trabalho. A vertente internet também teve o seu peso no trabalho elucidar alguns aspectos sobre o funcionamento do sistema Unimestre bem como a evolução dos sistemas informáticos.

.


Capitulo II


2.1. Conceitos Básicos2.1.1. Informação - E um elemento ou sistema que pode ser transmitido por um sinal ou uma combinação de sinais ou por outra e um esclarecimento dada a cerca do procedimento de outrem.



2.1.2.

Segundo Joshua Onome Imoniana, (2005:16) Sistema - É um conjunto de elementos inter-relacionados com um objectivo: produzir relatórios que nortearão a tomada de decisões gerências. Neste...
tracking img