Os jovens e os media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. Introdução ................................................................................................ 2

2. O que são os meios de comunicação ? ................................................... 3

3. A evolução histórica dos media ............................................................... 4

4. Impacto Social......................................................................................... 5

5. Maior aderência aos TIC na comunicação por parte dos jovens............... 6

6. Vantagens e Desvantagens ................................................................ 7 e 8

7. Conclusão ................................................................................................. 9

8. Bibliografia............................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

Com este trabalho, pretendemos abordar as várias temáticas relacionadas com o tema “Os Jovens e os media”, estudando a evolução dos relacionamento dos “consumidores” mais jovens com os meios de comunicação, ao longo dos tempos, em Portugal. Tentaremos assim compreender os comportamentos específicos dasociedade mais jovem com os media, à luz dos novos dados.

Desde variadas comparações com os tempos anteriores à nossa, diferentes Eras, diversificados costumes e tradições vamos aprofundar as influencias dos media para a sociedade, nomeadamente a sociedade mais jovem.
Iremos estudar o significado da palavra comunicação, a história dos media; as razões que proporcionaram a rápida adesão àsnovas tecnologias de comunicação; os meios de comunicação mais procurados pelos jovens; as vantagens /desvantagens e as consequências dos media.
Assim, este trabalho tende em provar as várias mudanças e a maneira como o desenvolvimento dos media e das novas tecnologias de informação e comunicação é determinante para o nascimento de uma nova sociedade, a sociedade da informação e do conhecimento.1. O que são Meios de Comunicação?

A palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar". O conceito de comunicação
aplica-se à troca de informações sob a forma de uma mensagem, à troca de bens e serviços ou até à partilha de experiências, sensações e emoções e requer sempre um emissor e recetor.
A comunicação e a informação sãoconceitos diferentes. Isto porque, pode haver comunicação sem troca de informação, mas a troca de informação pressupõe a comunicação.
Comunicar é essencial à socialização, à aculturação e à formação-educação do indivíduo como uma troca de mensagens e experiências.
“Meios” é um termo antigo em muitos sentidos. Um “meio” é um agente de transmissão. Existem os meios de comunicação pessoal, quando estaé feita entre dois agentes, e existem meios de comunicação social adotando uma definição universalista, como os mass media como é exemplo não só a imprensa, a rádio e a televisão, mas também todos aqueles a que as pessoas recorrem para comunicar e para transmitir ou conservar informação, como o cinema ou o telefone.

2. A evolução Histórica dos Media

Na Era primitiva, os Homens começarama comunicar através de sons e gestos, exprimindo-se até com desenhos nas paredes (“arte rupestre”). Depois, (3500 A.C.) o Homem inventou a escrita, tornando os livros, jornais (1582) e cartas os seus maiores meios de comunicação, dando um especial destaque aos jornais pelo seu conteúdo genérico.
A telegrafia foi o primeiro meio de comunicação verdadeiramente moderno;
Em 1876, Alexander GrahamBell fez os primeiros testes com o seu recém-inventado telefone que em 1881 teria já ser evoluído e posto a prova pela Europa;

O uso moderno modificou o significado do termo “meios de comunicação”. Ainda que atualmente considerássemos o livro ou a imprensa como meios, o termo tomou relevância com o aparecimento da comunicação a longa distância mediante a tecnologia - ou a telecomunicação....
tracking img