Trabalho realizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição da ideia: Produzir tijolos de baixo custo utilizando processos de fabricação menos agressivos ao meio ambiente. Por não usar o barro vermelho, a matéria-prima tradicional dos tijolos convencionais, evita-se também a degradação do meio ambiente causada por sua extração. Por não necessitar de grandes estruturas produtivas, a fabricação de tijolos ecológicos pode ser viabilizada empraticamente todo o território nacional. Este negócio pode explorar o mercado de várias formas diferentes, não só para a construção de casas de alvenaria, mas também para várias outras aplicações, como: construção de muros, calçadas, móveis e divisórias e tudo mais que as idéias das pessoas permitirem.
Este tijolo difere do tijolo tradicional pois dispensa a queima. Esse processo colabora muito com omeio ambiente, pois além de não ser preciso cortar árvores para fazer a queima , consequentemente não emite gases toxicos para atmosfera.
Outro fator importante do produto é o seu design. A empresa fabrica o tijolo ecológico do tipo modular, que reduz muito o valor da mão de obra e o tempo gasto na hora da construção.
Localização: uma vez que a Angola apresenta grandes taxas de crescimento naconstruçao civil, esta vai ser a nossa area de exploraçao de negocio. Para iniciar a actividade, a melhor alternativa é procurar um imóvel apropriado para alugar, onde além da área disponível para a instalação das máquinas, tenha ainda condições de ajustes para atender as normas da vigilância sanitária e aos requisitos de qualidade do processo produtivo, estabelecendo espaços apropriados para guardaras matérias-primas, as embalagens e os produtos acabados, bem como disponibilização de um escritório, refeitório e banheiros. Como exemplo e com finalidade meramente ilustrativa, considera-se uma área aproximada de 600 m2 para iniciar o negócio com seis funcionários na produção, um na parte administrativa e outro na equipa de vendas.
Equipamentos e mercadorias: É necessário definir com clareza asespecificações técnicas, modelos, marcas, capacidades do processo para depois escolher os equipamentos, instalações e materiais diversos bem com as principais técnicas de produção a serem adotadas.
Os equipamentos essenciais para a instalação de um fábrica de tijolos ecológicos são os seguintes:
• 2 Betoneira; 
• 1 Prensa ou compactador; 
• 6 Pás e 6 enxadas; 
• 3 Carrinho de mão; 
• 1camiao para a distribuiçao.
Para o escritório é necessário computador e internet, móveis, impressora e telefone/fax. Condição vital para a garantia da qualidade na produção de uma fábrica de tijolos ecológicos é sem dúvida relacionada com a variedade de materiais a serem usados como matéria - prima. Existem dezenas de tipos diferentes de argilas, areias, resíduos de siderúrgicas entre outros. Deve-setomar cuidado com as composições a serem adotadas, pois algumas não reagem corretamente ao serem misturadas ao cimento.
Também é importante o cuidado com a qualidade dos outros insumos a serem utilizados, como a cimento de boa qualidade, a água a ser utilizada no processo de cura, entre outros.
Salienta-se que o conjunto de cuidados acima apresentados, além das corretas práticas de embalagem,armazenagem e transporte podem conferir maior vida útil aos produtos processados.

Custos: Os custos são todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos 
produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção. Éfundamental que o empresário chegue ao nível de detalhamento do custo unitário de produção, podendo desta forma calcular a margem de contribuição unitária de cada produto.
Quanto maior for a produção, menor será a incidência do custo fixo sobre os produtos, pois, este custo é dividido (segundo critério 
apropriado) por todos os produtos produzidos, representando um menor custo unitário e...
tracking img