Os jogos e brincadeiras tradicionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

RESUMO
O artigo objetiva pesquisar os jogos e brincadeiras tradicionais e sua definição a partir da existência humana, bem como sua importância no desenvolvimento cognitivo, psicológico, motor e afetivo, conforme a ação do brincar perpassa pelo meio social ao qual a criança faz parte. A criança desde muito pequena brinca seguindo a tradição cultural domeio em que vive e, portanto, esta brincadeira funciona como extensão de seu repertório para melhorar sua relação interpessoal. Esta relação proporciona à criança, através do imaginário, maior chance de, na fase adulta, apresentar comportamento sócio-cultural de acordo com as regras estabelecidas pela sociedade.
Palavras chave: Brincadeiras, jogos, criança

1- INTRODUÇÃO
As brincadeirastradicionais são atividades que englobam os aspectos motor, afetivo, cognitivo e psicológico sem, no entanto, deixar-se perceber tais envolvimentos, pois essas funcionalidades são acompanhadas por especialistas das áreas que envolvem crianças em seu desenvolvimento.
A educação por estar, de certo modo, ocupada com o aprendizado infantil deve estar sempre acompanhando as crianças em seu desenvolvimento epropiciando atividades que sejam prazerosas e educativas simultaneamente.
O lúdico apresenta características que facilitam o trabalho pedagógico e, conforme pesquisas de estudiosos, vem sendo cada vez mais aceito como instrumento de alfabetização e fonte de ampliação dos valores sociais necessários á formação completa do ser humano.
Neste contexto, os jogos e as brincadeiras tradicionais sãovalorizados enquanto recursos de aprendizagens que perpassam pelo convívio social e são de conhecimento das crianças, conhecimentos esses que são vivenciados pelas mesmas e/ou passados pelos parentes mais velhos, mas geralmente, conhecidas em sua maioria.
Esse conhecimento dos jogos e das brincadeiras facilita o trabalho pedagógico por ser considerados textos de memória que as crianças apresentamdomínio e interesse em desenvolvê-los como atividade escolar.
Cabe então aos professores acreditar na educação enquanto atividade lúdica e desenvolver maior domínio na utilização desses recursos, além de problematizar tais atividades com a intenção de aprendizagem, sendo esta prazerosa e facilitadora do desenvolvimento infantil.
2- BRINCADEIRA: CONTEXTO HISTÓRICO
A atividade lúdica perpassa pelotempo e segue se transformando, sofrendo algumas mudanças, acompanhando costumes e regionalidades, enfim, o lúdico – etimologicamente – une o brincar e o jogar.
As brincadeiras sempre fizeram parte da vida infantil de modo geral, porém muitas brincadeiras estão desaparecendo pelo fato da sociedade apresentar-se em transição, o que também sugere que os brinquedos foram se transformando conformea modernidade.
Porém, conforme Kishimoto (2008, p. 21) “Seja como for, o jogo só existe dentro de um sistema de designação, de interpretação das atividades humanas”, logo, toda e qualquer mudança cultural na sociedade não encerrará atividades lúdicas infantis, pode sim sofrer mudanças, pois as brincadeiras e interesses das crianças acompanham os costumes da modernidade e colaboram para a eternatransformação sociocultural.
Os brinquedos mais antigos foram encontrados no Egito e estão expostos em museus de diversas partes do mundo. Acredita-se que esses brinquedos eram peças de artesãos e não necessariamente estavam voltados às brincadeiras infantis, outras peças poderiam ser objetos destinados aos túmulos.
Segundo Kishimoto (2007, p. 60) [...] “O que parece, entretanto, é que essasfiguras de gente e de animais não são simples brinquedos, mas elementos de religiosidade”.
As bonecas mais antigas eram confeccionadas em barro cozido, madeiras, pedra ou metal, as bolas eram feitas de couro com crina de cavalos ou ainda com palha, outros brinquedos como os piões e chocalhos foram encontrados e perduram até nossos tempos indicando que passaram por poucas modificações.
A...
tracking img