Os grupos na psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Curso de Psicologia Noturno / Disciplina Dinâmica de Grupo
Profa. Juliana C. Pasqualini
09/maio/2008



OS GRUPOS NA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

Fernanda de C. Brunetti ○ Flávia G. Kasburgo ○ Charles José Roque ○ Raquel Mazo ○ Renata I. T. de Lacerda


A Concepção Sócio-histórica de Homem

Algumas linhasteóricas da psicologia consideram o homem como um ser social, cujas particularidades se encontram e se desenvolvem na história da sociedade. É o caso da psicologia sócio-histórica, que representa uma tendência histórica e sociológica em psicologia. O papel das relações sociais no desenvolvimento humano foi teorizado principalmente por Vigotski e Leontiev.

Segundo Leontiev (2004) a humanidadeemprega forças e faculdades em sua atividade produtiva – o trabalho – em milênios de história social. Através do trabalho, o homem desenvolveu a linguagem, modificou a natureza em função de suas necessidades de desenvolvimento, criou instrumentos, habitações e outros bens materiais. Os progressos oriundos desta produção são acompanhados pelo desenvolvimento da cultura dos homens.Conhecimentos são adquiridos durante o desenvolvimento das faculdades e propriedades humanas, que se acumulam ao longo do tempo, e são transmitidos entre as gerações. Assim, ao nascer o homem se depara com objetos e fenômenos criados pelas gerações precedentes. Portanto, o mundo real e imediato do homem, e que determina sua vida, é um mundo transformado e criado pela atividade humana. Entretanto, aonascer, este mundo não lhe é dado imediatamente, apresenta-se como um universo de possibilidades. Para desenvolver-se ontogenicamente, o homem precisa se apropriar de um mundo de objetos sociais e aptidões humanas através de um processo ativo, pois assim habilita-se para se humanizar (LEONTIEV, 2004).

O desenvolvimento psíquico do homem depende desse processo de apropriação, que lhe darácapacidade de realizar a atividade que mediatiza sua ligação com a natureza. “Para fazer os seus meios, as suas aptidões, o seu saber-fazer, o homem deve entrar em relações com os outros homens e com a realidade humana material.” (LEONTIEV, 1978, p. 185).

Portanto, para Leontiev (2004), a apropriação da cultura, por sua vez entendida como experiência acumulada pela humanidade no decorrerde sua história, é um processo fundamental para o desenvolvimento humano e ocorre através da linguagem. O processo de comunicação interacional coloca o ser humano em relação com os fenômenos do mundo.

Na mesma perspectiva, para Vigotski (1994) o desenvolvimento também é alicerçado sobre o plano das relações sociais. As características humanas resultam da interação dialética do homem com oseu meio sócio-cultural. As funções psíquicas superiores, funções psicológicas especificamente humanas, se originam destas relações do indivíduo com seu contexto cultural e social. O desenvolvimento mental é marcado pela internalização das funções psicológicas superiores, que num primeiro momento encontram-se no plano interpsicológico, e depois passam para um plano intrapsicológico, ou seja, paradesenvolver-se o homem necessita do outro, e na relação eu-outro significa e re-significa a si mesmo enquanto indivíduo único. Nesse processo o autor destaca o papel do instrumento e do símbolo como aspectos tipicamente presentes na atividade humana.

A interpretação do “Manuscrito” de Vigotski coloca a construção social do indivíduo como sendo uma história de relações com outros atravésda linguagem, e de transformações do funcionamento psicológico como sendo constituídas pelas interações face-a-face e por relações sociais mais amplas (que configuram lugares sociais, formas de inserção em esferas da cultura, papéis a serem assumidos etc.). Esta interpretação assinala o vigor dos argumentos do autor sobre o papel fundante das relações sociais na formação do indivíduo (GOÉS,...
tracking img