Psicologia social psicologia aplicada a grupos e processo de comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Psicologia Social Psicologia Aplicada a Grupos e Processo de Comunicação
Nome: Maria Cristina de Aguiar _________________________________________________________

Resumo das principais teorias motivacionais

Teoria da Expectativa
“Um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço quando isto vai resultar em uma boa avaliação de desempenho e que esta, por sua vez,vai resultar em recompensas organizacionais, tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas, por conseqüência, vão atender suas metas pessoais.
Existem três perguntas, sendo que todas devem ser respondidas positivamente pelos funcionários para que sua motivação seja maximizada:
Primeiro: se eu der o máximo de meu esforço, isto será reconhecido em minhaavaliação de desempenho? Para muitos trabalhadores, a resposta é: não. Por quê? Sua capacidade pode deixar a desejar, o que significa que, por mais que se esforcem, eles nunca terão um desempenho superior. Outra possibilidade é o funcionário, justa ou injustamente, achar que seu chefe não gosta dele.
Segundo: se eu obtiver uma boa avaliação de desempenho, isto resultará em alguma recompensaorganizacional? Muitos trabalhadores percebem a relação desempenho-recompensa como sendo fraca. O motivo é que as organizações recompensam muitas outras coisas além do desempenho. Por exemplo, tempo de casa, bajulação do chefe e etc.
Finalmente, se eu receber alguma recompensa, ela será atraente para mim? O funcionário trabalha duro na esperança de conseguir uma promoção, mas recebe somente um aumento desalário. Muitos executivos assumem erroneamente que todos os funcionários querem as mesmas coisas, deixando de perceber os efeitos motivacionais da diferenciação de recompensas.” (Robbins, 2002, p.168).

Teoria do Equilíbrio (ou teoria da eqüidade)
As pessoas são motivadas pela busca de equilíbrio entre as contribuições que dão (esforço, idéias, lealdade e etc.) e as recompensas que recebem(dinheiro, promoção, reconhecimento e etc.). A combinação contribuição- recompensa é comparada com as contribuições e recompensas de outras pessoas. Se percebem que estão sendo tratadas com injustiça, as pessoas podem sentir-se motivadas a procurar aumentar suas recompensas ou a diminuir suas contribuições.

A Teoria de Hierarquia de Necessidades, de Abraham Maslow
Esta teoria foi desenvolvida apartir da hipótese de que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades. São elas:
1. Fisiológicas: como fome, sede, abrigo, sexo e etc.
2. Segurança: incluem segurança e proteção contra males físicos ou emocionais.
3. Sociais: incluem afeto, relacionar-se com alguém, aceitação e amizade.
4. Estima: incluem fatores internos de estima como amor próprio, autonomia erealização, bem como fatores externos de estima como status, reconhecimento e atenção.
5. Auto-realização: o impulso de alguém se tornar o que é capaz de tornar-se; inclui crescimento e auto-realização.
Quando cada uma destas necessidades se torna satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser a dominante. Em outras palavras, estas necessidades não coexistem, pois apenas uma necessidade ésatisfeita por vez. Uma necessidade só começa a existir quando a outra está plenamente satisfeita.

Teoria dos dois fatores: Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos
Herzberg investigou a questão “O que as pessoas querem de seus trabalhos?” e descobriu que as respostas dadas pelas pessoas eram significativamente diferentes entre as que se diziam sentir-se bem e as que se diziam sentir-se mal emrelação ao trabalho. Ele também demonstrou que nem sempre o oposto de satisfação é insatisfação, pois remover do trabalho as características insatisfatórias nem sempre o torna satisfatório. Assim, retirando essas características insatisfatórias, podemos dizer que trará para o trabalho uma paz maior, mas não trará motivação aos indivíduos.
1. Os fatores motivacionais (desafio, realização,...
tracking img