Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução...........................................................................................................3
O Encontro Social...............................................................................................4
Definição de Psicologia Social............................................................................4
Principais Preocupações da PsicologiaSocial...................................................5
Impacto dos Indivíduos nos Indivíduos...............................................................5
Impacto dos Grupos nos Indivíduos....................................................................6
Impacto dos Indivíduos nos Grupos....................................................................6
Impacto dos Grupos nosGrupos........................................................................7
Relação com outras Áreas..................................................................................7
Percepção Social................................................................................................8Comunicação......................................................................................................9
Processo de Socialização.................................................................................10
Atitudes.............................................................................................................10
Mudança de Atitudes.........................................................................................11Conclusão.........................................................................................................13
Referências Bibliográficas.................................................................................14



Introdução
Os principais conceitos da psicologia social são: a percepção social, a comunicação, as atitudes, a mudança de atitudes, os grupos sociais, os processos de socialização e os papéis sociais, que se daa partir do ponto de vista do encontro social.
A psicologia social trata a percepção social, que é enxergarmos uns aos outros não só como os vemos e sim com o conjunto de características do indivíduo. A comunicação envolve a troca de informações que trocamos com outro indivíduo não só pela fala, mas também por nossa expressão.
Para a psicologia social, nós não tomamos atitudes e simdesenvolvemos atitudes em relação ao meio social. A atitude pode ser modificada de acordo com a situação atual do indivíduo. No processo de socialização o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social.
Os grupos sociais representam pequenos grupos de indivíduos que possuem o mesmo objetivo. Os grupos religiosos, grupos familiares, grupos de estudantes, grupos de amigos, todos fazem parte degrupos sociais. A psicologia social é uma área da psicologia que trata do estudo sobre o psiquismo humano, e busca compreender o ser humano, a partir de sua relação social vivida pelo mesmo.










Psicologia Social

O Encontro Social
Psicologia Social é a área da psicologia que procura estudar a interação social. É assim que Aroldo Rodrigues, psicólogo brasileiro, define essaárea.
Diz ele que a Psicologia Social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação. A interação social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objetos investigados por essa área da Psicologia.
O que a psicologia social faz é revelar os graus de conexão existentes entre oser e a sociedade a qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um individuo oposto ao grupo social. Um postulado básico dessa disciplina é que as pessoas, por mais diversificadas que sejam, apresentam socialmente um comportamento distinto do que expressariam se estivessem isoladas, pois imersas nas massas, elas se encontram imbuídas de uma mente coletiva. É esta instância que as levam a...
tracking img