Os fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os fungos propagam-se através da produção de esporos ou através docrescimento do micélio. Quando um esporo se estabelece num ambi-ente apropriado, pode germinar e ramificar-se para formar ummicélio.Quando se encontram dois micélios sexualmente compatíveis, estespodem fundir-se formando um micélio secundário, que é capaz deformar corpos de frutificação.
afecta as zonas de humidade do corpohumano. A micose é uma infecção causadas por fungos, organismos oportunistas que provocam, por exemplo, o bolor do pão ou são usados para o fabrico do queijo. Os fungos são organismos microscópicos quevivem praticamente em todos os ambientes.
As micoses em seres humanos são causadas por dois tipos de fungos: os dermatófitos e os fungos da espécie Candida. Existem fungos dermatófitos que habitam aterra (geofílicos), os animais (zoofílicos) ou o próprio homem (antropofílicos) e que penetram nas camadas superficiais da pele, fios de cabelos e unhas, alimentando-se da queratina e dos restoscelulares desses locais.
Os fungos encontram-se em todo o lado, inclusive em várias partes do corpo humano. Estes organismos infectam mais facilmente as regiões húmidas e quentes do corpo, sendo as maisafectadas as pessoas que trabalham em contacto constante com água, como os trabalhadores de cafés, restaurantes, lavandarias, de limpeza e as donas de casa que têm mais probabilidades de desenvolver amicose das unhas das mãos. Quando as micoses surgem apenas na superfície da pele, cabelos ou unhas são chamadas micoses superficiais.
Os fungos responsáveis pelas micoses no ser humano provêm do solo,de animais ou de outro ser humano. Escolhem as zonas de calor do corpo para depois crescer e multiplicar-se, escolhendo preferencialmente as virilhas, os órgãos genitais, os pés, unhas ou a boca.
Asmicoses mais comuns aparecem nos seguintes locais e têm os subsequentes tratamentos:
- Pés - provocando fissuras entre o 4º e o 5º dedo, podem alastrar à planta do pé ou afectar as unhas,...
tracking img