Fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Características dos Fungos

A maioria dos fungos vive sobre restos orgânicos que se acumulam no solo das florestas ou sobre outras substâncias de origem orgânica, como pães, queijos, frutas e alimentos em geral. Os fungos são representados pelos cogumelos, bolores, mofos, orelhas-de-pau, leveduras. São seres eucariontes, que se dividem em seres unicelulares e pluricelulares.
À primeiravista, parece que todos os fungos são macroscópicos. Existem, porém, fungos microscópicos unicelulares.
Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae (levedura ou fermento). Este fungo é utilizado no fabrico de pão, cachaça, cerveja, graças à fermentação que realiza.
Os fungos pluricelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos. O seu corpo éconstituído por dois componentes: o corpo de frutificação, que é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio, conjunto de filamentos a que se dá o nome de hifas. O micélio constitui a parte invisível do fungo. Na maioria dos fungos, a parede celular é complexa e constituída de quitina, a mesma substância encontrada no esqueleto dosartrópodes.
A substância de reserva energética da maioria dos fungos é o glicogênio
Os fungos não possuem clorofila como nas plantas, por isso não podem realizar fotossíntese, e consequentemente, não produzem seu próprio alimento, sendo considerados seres heterotróficos por absorção. As partículas de alimento são grandes para entrarem nas hifas e serem digeridas. Desta forma, as hifas liberam enzimasdigestivas para o meio, ocorrendo digestão extracelular. Efetuada a digestão, os produtos são absorvidos, espalhando-se por todo o fungo.
Os fungos podem reproduzir-se assexuadamente por gemulação, como no caso das leveduras, ou por esporulação, como por exemplo no caso dos bolores, mas também se podem reproduzir de forma sexuada.

 COMO VIVEM OS FUNGOS 

Existem vários tipos de fungos. Existemtambém várias formas de relação entre esses seres e o meio ambiente. Vejamos: 
Parasitismo - Os fungos que apresentam este tipo de relação com o meio vivem à custa de outro ser vivo, prejudicando-o. Certas doenças dos vegetais, como a ferrugem do café, são provocadas por fungos parasitas. Quando se desenvolvem sobre a pele dos animais e do homem, provocam micose. 
Mutualismo - Nesta relação, ofungo associa-se a uma alga, com benefícios para ambos. A alga, que tem clorofila, faz fotossíntese, produzindo alimento para ela e para o fungo. Este, por sua vez, absorve a água do solo, necessária também para a alga viver. 
A associação de um fungo com uma alga dá origem a um novo tipo de ser: o líquen. 
Saprofitismo - Essa relação ocorre quando o fungo vive sobre matéria orgânica, provocandosua decomposição. Certos fungos, por exemplo, causam o apodrecimento de frutas ou de restos de vegetais e animais. 
As leveduras são fungos saprófitos empregados na fermentação de bebidas alcoólicas. 

Importância dos Fungos
 

Como decompositores: os fungos são organismos extremamente importantes para o equilíbrio da natureza. Desempenham o papel de decompositores, destruindo cadáveres erestos de plantas e animais o que permite que a matéria orgânica dos seres mortos possa ser aproveitada pelos novos seres que nascem. Entretanto essa mesma atividade decompositora dos fungos pode ter um aspecto negativo, como por exemplo, destruindo roupas, objetos de couro e cercas de madeira, causando ao homem grandes prejuízos econômicos.
Como alimento: cerca de duzentos tipos de cogumelos sãousados na alimentação humana. Algumas espécies são largamente cultivadas, como é o caso do basidiomiceto Agaricus bisporus.
Fungos de diferentes espécies são, por exemplo, usados na fabricação de pães, bebidas alcoólicas e queijos.
Produção de substâncias de uso farmacêutico: Certos fungos produzem toxinas poderosas, que têm vindo a ser objeto da pesquisa farmacêutica. Muitos fungos...
tracking img