Fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos e, em sua maioria, multicelulares. Suas células apresentam reforço celulósico externo, como nas algas e vegetais, porém é comum a presença de depósitos de quitina, substância característica dos animais. Os fungos são seres aclorofilados e possuem o glicogênio, típico dos animais, como substância reserva. 
A maioria dos fungos éfixa ao substrato, porém, os mais primitivos apresentam mobilidade em uma fase da vida, locomovendo-se pela emissão de pseudópodes, como as amebas. Os fungos executam nutrição externa, ou seja, vertem enzimas sobre o alimento (substrato) e absorvem as partículas previamente digeridas. As substâncias são distribuídas através de uma corrente citoplasmática que percorrem todas as células.
A respiraçãopode ser aeróbia ou anaeróbia facultativa, como nas leveduras. Muitos promovem a fermentação alcoólica como em Saccharomyces cerevisae utilizado para a produção de vinhos e cervejas. A excreção é feita por difusão direta pelas células. Apresentam reprodução gâmica ou agâmica com a produção de esporos semelhantes aos vegetais. 

Características gerais        
1°Parede celular e substância dereserva
A maioria dos fungos possui células com parede celular rígida, formada principalmente por quitina, não estando presente a celulose. Existe, no entanto, um pequeno número de fungos em que a parede celular é constituída principalmente por celulose e não contém quitina.
Os fungos armazenam o glicogênio como substância de reserva em suas células, do mesmo modo como fazem os animais. 
2°Organização do corpo
Algumas poucas espécies de fungos agrupam organismos unicelulares ou formados por pequeno número de células, como é o caso das leveduras, representadas pelo levedo de cerveja, o Saccharomyces cerevisae.
A vasta maioria dos fungos apresenta o corpo formado por filamentos denominados hifas. O conjunto de hifas recebe o nome de micélio, e não é considerado um tecido verdadeiro.Existem basicamente três tipos morfológicos de hifas:
3°Hifas
O que são:As hifas são os filamentos que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos (cenocíticas, nos Zygomycota) ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas. 


Tipos de Hifas
- Hifas cenocíticas ou não septadas: não possuemseptos, que são paredes transversais derivadas das paredes dos filamentos. Nesse caso, as hifas possuem vários núcleos dispersos em massa citoplasmática comum(estrutura cenocítica).
- Hifas septadas mononucleadas: possuem septos transversais separando compartimentos com apenas um núcleo.
- Hifas septadas bi ou multinucleadas: possuem septos transversais separando compartimentos com dois ou maisnúcleos.
Cada septo das hifas septadas possui um orifício central através do qual há a passagem de citoplasma e de núcleos de uma célula para a outra. Em função disso, mesmo as hifas septadas são consideradas estruturas cenocíticas, e os compartimentos delimitados pelos septos não são células verdadeiras. Na maior parte dos fungos, as hifas são formadas por núcleos haplóides. 

4°Reprodução
Areprodução dos fungos pode ser assexuada ou sexuada, sendo que em ambos os casos há formação de esporos. Estes são células haplóides que, ao germinarem, dão origem a um indivíduo haplóide. Quando os esporos são originados por processos assexuados (mitoses), são denominados esporos assexuados; quando são originados por processos sexuados (fusão de núcleos seguida de meiose), são denominadosesporos sexuados. Entre os esporos assexuados existem os que possuem flagelos, empregados na locomoção. Esses esporos móveis ocorrem em fungos aquáticos. Os fungos terrestres produzem esporos sem mobilidade própria, sendo transportados pelo vento. Os esporos sexuados são sempre imóveis e seu transporte também depende do vento.
Os esporos recebem vários nomes, de acordo com sua origem e estrutura....
tracking img