Origens do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho são abordadas as origens do capitalismo por meio das teorias econômicas e administrativas de grandes pensadores da história moderna e contemporânea.
Iremos citar aspectos da vida e obra de Adam Smith, Frederick Taylor, Henri Fayol e Henry Ford, que com suas pesquisas e teorias deram grandes contribuições para o desenvolvimento da economia, administração e eficiênciados processos de produção.

Adam Smith

Adam Smith, que é considerado o formulador da teoria econômica, nasceu em 5 de Junho de 1723 em Kirkcaldy, na Escócia. Com 16 anos foi estudar filosofia moral na Universidade de Glasgow e em 1740 entrou na universidade de Oxford. Em 1748 começou a lecionar em Edimburgo. Em 1759 publicou a sua obra Teoria dos Sentimentos Morais, e em 1776 publicou a suaobra mais conhecida, A Riqueza das Nações.
Morreu em 17 de Julho de 1790, em Edimburgo.

Teoria

Adam Smith era um dos principais teóricos do liberalismo econômico, e sua principal teoria era baseada na idéia de que para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do estado, era preciso uma total liberdade econômica. A livre concorrência entre as empresas faria com que omercado se desenvolvesse e houvesse uma queda nos preços, um aumento na busca de novas tecnologias para melhorar a qualidade dos produtos e também acelerar o ritmo de produção.
As idéias que Adam Smith promovia influenciaram a burguesia européia do século XVIII, pois ia de encontro com a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas. Também contestava o regime de direitosfeudais que ainda existia em algumas regiões da Europa. Suas teorias foram fundamentais para o desenvolvimento do capitalismo no século XIX e XX, teorias estas que estão na sua principal obra “A Riqueza das Nações”.
Suas teorias foram amplamente aceitas, e mais tarde usadas em trabalhos de economistas famosos. Sua obra “A Riqueza das Nações” foi escrita de maneira clara e compreensível. Seusargumentos influenciaram e continuam influenciando até hoje a economia mundial.
Um dos motivos do sucesso de Adam Smith talvez seja que ele não era ingênuo e fez denúncias contra os abusos praticados por empresas privadas e a formação de monopólios, que ocorrem quando apenas uma empresa é a única que produz determinado produto. Ele criticou também as conspirações comerciais e formação de carteis, queocorrem quando empresários que produzem um mesmo produto estabelecem um determinado preço.
O interessante nas observações de Adam Smith é que muitas delas são de muita importância para o mundo moderno. Os economistas atuais ainda continuam sendo seus alunos.

Frases de Adam Smith

- "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”.

- "Impostos quevisem a prevenir, ou mesmo reduzir a importação, são evidentemente tão destrutivos das rendas alfandegárias quanto à liberdade de comércio."

- "No estágio adiantado da sociedade, portanto, são paupérrimas as pessoas que fazem comércio daquilo que os outros procuram como passatempo.”.

- "Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres emiseráveis.”.

- "Mas, mesmo que o trabalho seja a medida real do valor de troca de todas as mercadorias, não é por ele que seu valor é avaliado.”.

Frederick Winslow Taylor

Nasceu na Filadélfia, Pensilvânia, EUA, no dia 20 de março de 1856. Ficou mais conhecido como F. W. Taylor. Se tornou engenheiro mecânico estudando à noite, inicialmente técnico em mecânica e operário. É considerado o "Paida Administração Científica", por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Sua orientação cartesiana extrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível e mecanicista elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou. Todavia, igualmente gerou...
tracking img