Sociologia durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PREPONDERÂNCIA PROGRESSIVA DA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA


ÉMILE DURKHEIM. Fato Social e Divisão do Trabalho (Cap. 4).São Paulo. Ática .2007

Neste capítulo, Durkheim mostra o fato de que asolidariedade orgânica se torna pouco a pouco preponderante. Essa preponderância pode ser comprovada das seguintes maneiras: Pela modificação das normas sociais ,Pelas alterações da consciênciacoletiva., Pelas transformações do conteúdo da consciência coletiva como por exemplo limitando a religião. Durkheim passa a fazer a separar entre os dois tipos de solidariedade no sentido de se determinarsinais de demarcação da transformação social . A transição das sociedades sem forma determinada ,desorganizadas ao mundo atual decorre de uma lei histórica: a preponderância progressiva dasolidariedade orgânica.


1-Horda corresponde ao grau máximo de similitudes. Supõe-se uma semelhança completa entre os indivíduos, uma massa absolutamente homogênea, e com sobreposição da consciênciaindividual pela coletiva.
2-Clã é a horda que deixou de ser independente para se tornar membro de um grupo mais extenso. Ele destaca-se da horda pela presença, ainda que mínima, de uma especializaçãoresponsável por uma diferenciação de funções, no que tange à divisão sexual (case da relação familiar) e a estruturação do poder (base da organização política). É isto que mantém o clã unido. O clã é umprolongamento da horda.
3-O tipo social constituído pela associação de clãs é denominado sociedades segmentares. Estas são formadas seguindo dois arranjos distintos: um se coloca do lado da outra os clãsnuma série linear, e o outro os insere em grupos mais vastos, encadeamentos que formam associações dotadas de nome e vida próprios (aldeias, tribos).
4-As sociedades segmentares são organizadas deforma mista, por meio de alianças ao mesmo tempo familiares e políticas. Derivam de uma reunião e de uma junção entre as afinidades geradas pelos laços ancorados na comunidade de sangue e os vínculos...
tracking img