Cuidados com a traqueostomia na uti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]FACULDADE DE QUATRO MARCOS – FQM

ALESSANDRA SILVA COELHO
DJANDER SOUZA
JOILSON SILVA DE ASSUNÇÃO









ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM EM PACIENTES TRAQUEOSTOMIZADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, DO HOSPITAL SÃO LUIZ DA CIDADE DE CÁCERES-MT











SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS – MT
2011

ALESSANDRA SILVA COELHO
DJANDER SOUZA
JOILSONSILVA DE ASSUNÇÃO












ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM EM PACIENTES TRAQUEOSTOMIZADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA




Projeto de pesquisa elaborado pelos acadêmicos do 7° semestre de Enfermagem da FQM – Faculdade de Quatro Marcos, como requisito avaliativo ao componente de trabalho de conclusão de curso, ministrado pela Profª. ME. Lígia Vieira Garcia.





SÃOJOSÉ DOS QUATRO MARCOS – MT
2011








APRESENTAÇÃO

O projeto de pesquisa ora apresentado tratará do tema a atuação de enfermagem em pacientes traqueostomizados na unidade de terapia intensiva e terá como delimitação a atuação da enfermagem nos procedimentos em pacientes traqueostomizados com idade de 35 a 45 anos de idade internados na UTI do hospital São Luiz da cidade de Cáceres-MT.A presente pesquisa visa compreender o motivo pelo qual um paciente hospitalizado na UTI é submetido a um procedimento de traqueostomia. A mesma refere-se a uma base científica que leve o profissional de enfermagem a entender o mecanismo fisiológico de adaptação, frente a um agente agressor que o que levará a conviver e viver em harmonia.
A rotina da equipe de enfermagem de forma simplese fácil com todas as técnicas de assepsia proporcionando uma melhora satisfatória do processo cicatricial do paciente traqueostomizado permitindo-lhe um menor tempo de internação e sua volta ao seio familiar.
Desta forma a questão norteadora da pesquisa será Qual o melhor método de assepsia utilizado no curativo de uma traqueostomia?

OBJETIVOS

Verificar o melhor procedimento a seradotado pela equipe de enfermagem em pacientes traqueostomizados.
Criar métodos de procedimentos para toda equipe de enfermagem.
Diminuir o foco de infecção na troca da traqueo em pacientes traqueostomizados, utilizando técnicas corretas para tal procedimento.
Realizar promoção da saúde do paciente com segurança através de métodos assépticos.


METODOLOGIA:

Tal pesquisase fundamentará em conteúdos científicos cujos autores desenvolvem seus estudos em técnicas assépticas. Também será realizada uma pesquisa de campo com entrevistas, depoimentos, imagens fotográficas de pacientes na UTI com devida autorização e com profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, abordando sobre as dificuldades e recuperação de um paciente traqueostomizado.
A pesquisa decampo: Procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, á coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, á análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teóricas consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Ciência e área de estudo, como a Antropologia, Psicologia Social, Psicologia da Educação, Pedagogia, Política,Serviço Social, usam frequentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Como qualquer outro tipo de pesquisa, a de campo parte do levantamento bibliográfico (Autor e data).
Exige também a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas ànatureza do tema e, ainda, a definição das técnicas que serão empregadas para o registro e análise. Dependendo das técnicas de coletas, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

|ATIVIDADES |DATA DE INÍCIO |DATA DE TÉRMINO...
tracking img