Organograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2) Explique as características da administração científica de Taylor e de Fayol
1. Principio de Planejamento: Substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuaçãoempírico-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.

2. Principio do preparo: selecionar cientificamente ostrabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentosde produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.

3. Principio do Controle: Controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado deacordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.

4. Principio da Execução: Distribuirdistintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.


Conclusão sobre Taylor

No inicio sua preocupação era tentar eliminar odesperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para adireção, através do estudo de tempo e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava ooperário a produzir mais.
Só que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior.
Contudo aAdministração Cientifica tinha diversos defeitos dentre eles: o mecanicismo de sua abordagem (teoria da máquina), a superescalização que robotiza o operário, a visão microscópica do homem...
tracking img