053426321007

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFICAÇÃO DA ELITE: A CAMINHO DO CLUBE

O texto vem tratando dos principais canais de circulação na Colônia brasileira e seus efeitos para o treinamento da elite, e fala também sobre alguns mecanismos que atuavam na direção oposta, frutos dos desiquilíbrios e rivalidades regionais.
A magistratura era uma carreira, ligada a elite com conotação política, onde os presidentes das provínciasexigiam que esses magistrados fizessem uma circulação geográfica. Aqueles que não tinham uma família com influencia política, uma forma de se iniciar na política era pela magistratura.
O sistema judicial era centralizado, então todos os juízes, eram nomeados pelo ministro da justiça. Quando o magistrado se formava, logo tentava conseguir uma nomeação de promoter ou de juiz municipal de preferencianum município rico. Quando não conseguia uma boa localização, a solução era ser transferido.
Nos dois períodos iniciais a quantidade quase total dos magistrados serviu fora de suas províncias, até mesmo no exterior como Portugal e África. O magistrado após ser eleito para trabalhar na câmara poderia ter a oportunidade de ser nomeado presidente de uma das 19 províncias. Era um cargo importante, edo presidente dependia da vitória do governo nas eleições.
O presidente tinha distribuições nos períodos não eleitorais, que controlava as nomeações estratégicas, como há dos promotores, delegados e subdelegados de policia e oficiais inferiores da guarda nacional. Indicava os oficiais do recrutamento militar, reconhecia a validade de eleições municipais e encaminhava ao ministro do império, ospedidos de concessão de títulos, honoríficos, começando pelos títulos de nobreza.
Com presidente a pessoa tinha a oportunidade de acelerar sua carreira, podendo se candidatar para o senado. Outra função importante era dar aos ministros a oportunidade de premiar os amigos. Os políticos militares podiam ter circulação própria da profissão, por exemplo: um ministro de estado tinha a possibilidade decircular como magistrado, como presidente e como militar; podia também executar tarefas de magistrados, circulando como magistrado, como presidente e como militar.
A carreira politica era unilateral, ou seja, se inclinavam para somente para um lado. O mais difícil era entrar, a pessoa tendo um diploma especialmente em direito já era o básico ingressar na magistratura, depois a impressa, aadvocacia, a medicina, o sacerdócio, havia algum casos que só a influencia familiar já era suficiente para levar o jovem à câmara.
Era importante o apoio familiar, dos amigos e o patronato dos lideres em todos os passos da careira. Os militares em geral não passavam pela câmara, mas já entravam diretamente para o ministério, ou seja, pela presidência da província. A carreira politica servia como mecanismode treinamento, tendo sua alta circulação entre cargos ou não. Os velhos senadores tinham a tendência a isolar-se mais e mais das tendências da época.
Muitos eram treinados para as tarefas erradas. Entre os conselheiros não havia perigo de permanência excessiva. O pedido do imperador eles podiam ser retirados do cargo. Mesmo após o fim das rebeliões e da consolidação do sistema centralizado, arivalidade provincial e regional permanecia como dado constante existente da politica imperial. Havia desigualdade nas províncias tanto populacional como de riqueza, isso fazia com que houvesse grande ressentimento principalmente daqueles que estavam em decadência econômica.
Em 1860 há câmara reconheceu um projeto que propunha a divisão das províncias em três classes: há primeira incluía SãoPaulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão e Para; há segunda o Sergipe, Goiás, Mato Grosso, Alagoas, Paranaíba e Seara; há terceira Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Amazonas e Piauí.
Os salários dos presidentes variavam de acordo com sua classificação. A lei dos círculos de 1855 foi uma importante politica para as grandes...
tracking img