Oralismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oralismo
É um método de ensino para surdos, no qual se defende que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral, ou falada. Surdos que utilizaram deste método de ensino são considerados surdos oralizados.
Na história houve uma época que tinha ampla valorização e aceitação da Língua de Sinais e a partir do congresso de Milão de 1880, a Língua de Sinais foi banidacompletamente na educação de surdos impondo ao povo surdo o oralismo. Devido à evolução tecnológica que facilitavam a prática da oralização pelo sujeito surdo, o oralismo ganhou força a partir da segunda metade do século XIX.
A modalidade oralista baseia-se na crença de que é a única forma desejável de comunicação para o sujeito surdo, e a Língua de Sinais deve ser evitada a todo custo porque atrapalha odesenvolvimento da oralização.

Bilinguismo
A modalidade Bilíngue é uma proposta de ensino usada por escolas que se sugerem acessar aos sujeitos surdos duas línguas no contexto escolar. As pesquisas têm mostrado que essa proposta é a mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a Língua de Sinais como primeira língua e a partir daí se passam para o ensino dasegunda língua que é o português que pode ser na modalidade escrita ou oral. Na ideologia de bilinguismo as crianças surdas precisam ser postas em contato primeiro com pessoas fluentes na Língua de Sinais, sejam seus pais, professores ou outros.

Meu nome é Jonas
O filme conta a história de um menino que é internado em um hospital psiquiátrico por um erro de diagnóstico dos médico.
Quando Jonasingressa na primeira escola, a mesma utiliza um método tradicional que se acreditava ser o ideal, pois a filosofia do tratamento partia do pressuposto que o menino não pensava que só aprenderia através da repetição; não permitia em hipótese alguma o uso de sinais.
        Mesmo com a insistência da mãe, a direção da escola não mudou sua postura, ignorando as crianças que não conseguiam aprender porsua metodologia e condenando-as a um mundo de surdos como se estes fossem uma raça inferior; pura ignorância.
        A sociedade da época era muito ignorante. Não conseguiam lidar com o menino
(inclusive o pai) que verbalizou que preferia ver o filho internado numa instituição a conviver com ele para ele foi mais fácil fugir do problema do que encará-lo.
        Os vizinhos tinham a ideia deque o menino não deveria sair de casa ficando evidente no episódio da bicicleta.
        O final concretiza uma explosão de alegrias e descobertas quando Woody ensina Jonas os símbolos das coisas durante o passeio no parque à impressão que se tem é que Jonas é libertado de uma prisão à cena é esperada durante todo o filme.
      Atualmente está um pouco melhor, mas não mudou tanto assim.
     As pessoas têm preconceito, mas não deixam tão explícitos como no filme o relato que a Jenesse faz para a Mãe de Jonas. Ela ao pé da escada do clube dos surdos mostra uma verdade que é escondida, as pessoas tem medo do desconhecido.

Os cinco parâmetros:
Aprender
Configuração de Mão: mão configurada na letra “C” e na letra “A”
Ponto de Articulação: testa
Movimento: Abrir e fecharOrientação e direcionalidade: na testa com movimentos de abrir e fechar
Expressão facial ou corporal: sem
Por quê?
Configuração de Mão: duas mãos configuradas na letra “D”
Ponto de Articulação: tórax
Movimento: retilíneo
Orientação e direcionalidade: tórax- movimento retilíneo para baixo
Expressão facial ou corporal: testa franzida uma sobrancelha curvada e a outra reta
Bicicleta
Configuraçãode Mão: duas mãos configuradas na letra “S”
Ponto de Articulação: Tórax
Movimento: circular
Orientação e direcionalidade: na frente do tórax e movimento circular
Expressão facial ou corporal: sem
Sapo
Configuração de Mão: palma da mão fechada
Ponto de Articulação: antebraço
Movimento: semicircular
Orientação e direcionalidade: no antebraço com movimentos semicirculares da direita para...
tracking img